Quinta, 13 de Novembro de 2025 06:44
75 98160-8722
Bahia Cachoeira

Prefeita de Cachoeira fala sobre obras na cidade e perseguição política

Eliana Gonzaga reclama que obras da Prefeitura têm sido vandalizadas e a cidade tem acordado suja em pontos estratégicos quando foi limpa na noite anterior.

28/03/2022 18h28
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga.
Prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga.

A prefeita da cidade de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos) falou sobre diversas obras que vem sendo feitas pela administração municipal. Primeiro, a prefeita falou sobre o abatedouro de aves que ela conseguiu levar para a cidade. Segundo Eliana, o abatedouro de aves que será implantado na cidade ficará em uma área que fica nas proximidades da comunidade de Capoeiruçu.

Obras também está sendo realizadas nas proximidades do Cemitério de Capoeiruçu. A prefeita destacou que elas estão bem avançadas e já existe um projeto na Caixa Econômica para aprovação do projeto para o calçamento da rua do cemitério, que é uma reivindicação, antiga dos moradores.

“Além dessa rua, também serão calçadas a Rua da Bela Vista, Rua do Tanque, em Santiago do Iguape e a Rua do Tororó que já estão aprovadas pela Caixa Econômica. São quatro ruas na verdade que foram contempladas com a emenda do deputado Márcio Marinho no valor de R$ 800 mil para poder fazer calçamento”, disse.

Eliana explica que assim que a Caixa aprova os projetos é feito o processo de licitação e logo após a empresa vencedora do certame é enviada para o banco para que ele libere o primeiro lote de pagamento.

Outras ruas estão aprovadas ainda através do convênio com a CONDER. São as ruas do Alto do Cobi, uma rua na comunidade do Saco, Rua do Urubu, em São Francisco do Paraguaçu, e a rua de Netinho, que fica na Laranjeira. “Essas quatro ruas já estão aprovadas através dessa parceria que fizemos e estamos em fase final da licitação. A empresa vencedora será decidida até no máximo dia 4 de abril. Após isso, a apresentaremos a CONDER. Acredito que agora em abril a gente já dê início a essas obras”, explica. Essas ruas terão um investimento de R$ 1.032.000,00.

Ela ressalta que a Prefeitura de Cachoeira tem buscado parcerias, convênios e emendas para poder trazer mais avanço para a cidade. “Quando eu viajo, quando eu saio de Cachoeira, eu não vou passear, não vou fazer tour. Eu estou sempre buscando o melhor, buscando convênio e parceiros, tanto no Estado quanto também do Governo Federal, e emendas parlamentares para que possamos estar executando obras, trazendo benefícios para a nossa população cachoeirana”.

A prefeita está buscando ainda o calçamento de mais três ruas que ficam na comunidade da Pinguela, na Rua Brasília, que é na Opalma, e na Rua da Feira. “Estamos com esses três convênios em análise lá na CONDER. Estamos buscando também aprovação desses três calçamentos”.

Roubo de grade de lixo e limpeza pública

Foram roubadas as grades onde eram depositados os lixos da cidade. A prefeita afirmou que ainda não pode colocar grades novas porque tudo depende de financiamento de bancos públicos como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou ainda outras instituições financeiras. “Não é só simplesmente chegar lá e entregar a documentação. Existe um processo burocrático muito grande para poder dar essa avaliação e poder ter a liberação do dinheiro”, explica.

Ela ainda acha estranho o roubo dessas grades. Para a prefeita, a intenção de quem roubou é deixar justamente os lixos espalhados pela cidade. Assim como a quantidade de cavalos que existe nas ruas da cidade. “Claro que cavalos sempre existiram na cidade, mas da forma que está sendo vista não. Existe algo por trás disso, existe um pano de fundo, existe um interesse muito grande em querer prejudicar”, desconfia.

Ainda conforme Eliana, nunca houve na cidade um sistema de coleta de lixo como está existindo em sua gestão. A coleta é feita pela manhã, a tarde às 17h e às 20h. Existe uma equipe especializada que sai em pontos estratégicos de comerciantes que ficam até mais tarde com suas atividades como restaurantes, lanchonetes e é feita essa coleta de forma organizada e direcionada a esses estabelecimentos comerciais.

A cidade dorme toda limpa, diz a prefeita. Ela desafiou ainda as pessoas a andar por ela a noite e verificar. Quando chega no início da manhã, ainda segundo Eliana, às 5h mais precisamente, em pontos estratégicos da cidade, estão vários sacos de lixo rasgados e espalhados. “De forma programada porque isso é uma coisa programada, direcionada. Isso é um ato de vandalismo”, reclama.

Uma praça que fica na Rua Julião Gomes, próximo ao cemitério, foi reformada e colocado bancos novos e arrumamos e quebraram os bancos do jardim. “Tudo que a nossa gestão está tem alguém ou algumas pessoas que estão indo justamente nas obras da Prefeitura, nas obras da nova gestão e destruindo para o trabalho não aparecer. Mas não adianta. A nossa resposta é com trabalho. Quanto mais perseguem, quanto mais vocês fazem esse tipo de vandalismo, mas nos dá gás, a gente vai pra cima”, garante.

Carros velhos abandonados nas ruas

Sobre carros velhos e que estão abandonados nas ruas da cidade, a prefeita afirmou que vários deles já foram retirados através do diálogo. A Secretaria de Serviços Públicos tem buscado esse diálogo com os proprietários e diversos veículos já saíram das ruas.

“Para as pessoas que ainda não retiraram está sendo solicitadas para que faça essa retirada. Nós não queremos usar da força, não queremos fazer uma ação que venha constranger e que venha também ferir os proprietários. Mas nós precisamos é que essas pessoas criem a consciência e busquem o espaço particular para colocar esses veículos antigos, estão danificados e abandonados na praça pública”, diz.

Copa Intervale

Eliana parabenizou os jogadores que participaram da Copa Intervale no jogo Cachoeira x Santo Amaro. “Saímos logrando êxito num placar final de três a um. Parabéns a todos os jogadores da nossa seleção cachoeirana. Nós estamos no caminho certo, não tenham dúvida disso porque isso é resultado da valorização da nossa juventude. Temos grandes talentos cachoeiranos e que só precisam de oportunidades”, disse.

A prefeita garante que não são valorizados apenas os talentos da sede do município como também os que são oriundos da zona rural. “Nós precisamos também ter esse olhar com os jogadores que residem na zona rural de Cachoeira. E nós temos grandes talentos tanto na sede quanto na zona rural”.

Por fim, ela parabenizou a equipe de Esportes em nome do secretário Teta que, segundo a prefeita, vem realizando um trabalho com todos os segmentos, com todas as modalidades esportivas, inclusive valorizando as mulheres que nunca tiveram tanta oportunidade na questão de esportes quanto estão tendo agora. “Quero parabenizar todas as mulheres engajadas e envolvidas com as questões de esportes aqui nosso município”, concluiu.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.