O mês de março iniciou e com ele os cuidados com a saúde da mulher. Em Feira de Santana, a campanha Março Lilás vai intensificar a oferta de exames para diagnóstico do câncer do colo do útero. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Feira, por meio da Fundação Hospitalar.
Entre os dias 8 e 11 as mulheres podem agendar consulta com ginecologista e o exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, pelo telefone 3603-7340 ou e-mail: marcolilas.cmpc@fhfs.ba.gov.br de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
Além da oferta de consultas e exames, a campanha vai incentivar a vacinação contra o vírus do HPV, principal causador deste tipo de câncer – que é o terceiro carcinoma mais frequente na população feminina.
A abertura da campanha acontece nesta segunda-feira, 8, às 8h, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz (CMPC). A programação prevê palestra ministrada pela secretária Extraordinária de Políticas para as Mulher, Gerusa Sampaio, em alusão ao Dia Internacional da Mulher e a importância dos exames de diagnóstico do câncer.
Ainda haverá a realização de consultas, atendimento com equipe multidisciplinar, entrega de brindes e quiromassagem para mulheres que aguardam o atendimento.
No mesmo dia, simultaneamente, no Centro Municipal Diagnóstico por Imagem (CMDI), será ministrada palestra e distribuição de rosas e brindes.
Segundo a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, foram 42.114 atendimentos no CMPC entre consultas e exames, como o preventivo, biópsias, punção da mama e outros ofertados no ano passado. “Com destaque para o período da campanha, onde 93% das mulheres buscaram por atendimento”, pontuou.
Câncer do colo do útero
O câncer de colo de útero pode ser causado pela infecção por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa sintomas na maioria das vezes. Por este motivo, é importante realizar o preventivo periodicamente.
“O exame é indicado para todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer”, destacou a enfermeira coordenadora do CMPC, Tâmara de Souza.
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
São Félix Bahia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (12) falou sobre saúde mental
Saúde Vacinação contra a gripe avança em Feira e ultrapassa as 138 mil aplicações em 2025 
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsas



