Quinta, 28 de Março de 2024 13:46
75 9 9702 9169
Saúde Saúde mental

Janeiro Branco alerta para cuidados com a saúde mental

Durante todo o mês serão intensificadas dinâmicas terapêuticas, práticas integrativas e entre outros.

04/01/2022 08h19
Por: Karoliny Dias Fonte: SECOM / FSA
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

O primeiro mês do ano é marcado por metas, promessas e novos recomeços. Período em que as pessoas estão mais propensas a fazer reflexões. Para conscientizar quando aos cuidados com a saúde mental, a Prefeitura de Feira por meio da Secretaria Municipal de Saúde lançou a campanha Janeiro Branco.

Durante todo o mês, serão intensificadas a realização de dinâmicas terapêuticas, práticas integrativas, sala de espera e atividades físicas.

Em Feira de Santana, mais de 38 mil pessoas recebem atendimento psicológico nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) apresentando diferentes transtornos mentais, como ansiedade, depressão e de comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas). Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Regicelia Silva, é preciso estar em alerta para os sinais.

“As pessoas que precisam de acompanhamento psicológico apresentam isolamento social, problemas com o sono, mudanças de apetite, comportamento e humor. Se a pessoa apresenta algum desses sinais, é possível encontrar ajuda no serviço de saúde mais próximo”, afirma.

Ainda segundo com a coordenadora, pessoas com transtornos mentais leves devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). Nos casos moderados e graves os atendimentos são nos CAPS, que atendem demanda espontânea ou agendada. O atendimento é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos e psiquiatras.

Confira o endereço dos Centros de Atenção Psicossocial:

CAPS II Silvio Marques – Rua Alcântara nº 100, bairro Mangabeira, tel: 3626-1060

CAPS II Oscar Marques – Rua Comandante Almiro, nº 1170, bairro Serraria Brasil, tel: 3614-6595.

CAPS III João Carlos Lopes Cavalcante – Rua Francisco Martins da Silva, nº 239, bairro Ponto Central, tel: 3612-4555.

CAPS Osvaldo Brasileiro Franco (CAPS infantil) - Rua Alameda das Pedras S/N. Olhos D'água (Próximo a Arena Salvador), tel: 3612-4556.

CAPS Álcool e Drogas Dr. Gutemberg Almeida (Caps AD): Rua Paris número 41, Santa Mônica.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.