Instituições de Ensino Superior público ou privadas que tenham cursos de medicina poderão gerir hospitais e maternidades estaduais por até 10 anos. Este novo modelo de gestão proposto pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), que combina ensino, pesquisa, inovação tecnológica e assistência, está em fase de consulta pública a partir desta segunda-feira (6), no site www.saude.ba.gov.br/consultapublica.
Os comentários e sugestões para o aprimoramento da proposta serão recebidos até 20 de dezembro de 2021. Também está prevista uma audiência pública a ser realizada em 16 de dezembro, às 9 horas. A participação dos interessados se dará de forma remota, em link que será disponibilizado no site oficial da Sesab.
De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, as duas primeiras unidades que terão esse modelo implantado são o Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas, e a Maternidade Maria da Conceição de Jesus, que foi erguida na região do Subúrbio de Salvador. “Os atendimentos continuarão sendo 100% SUS e somente as instituições de ensino que tiverem curso de medicina e estejam localizadas na região de saúde de Salvador poderão participar do processo seletivo”, afirma a secretária, ao pontuar que dez municípios compõem a região de saúde. São eles: Salvador, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara e Vera Cruz
Ainda titular da pasta estadual da Saúde ressalta ainda que “são as duas unidades mais novas, com atendimento de urgência, emergência e serviços de alta complexidade, o que possibilita a plena integração de ensino, pesquisa, inovação tecnológica e assistência”, detalha Tereza Paim.
Está disponível uma série de documentos na página www.saude.ba.gov.br/consultapublica, a exemplo dos Termos de Referência, que trazem as metas quantitativas e qualitativas a serem contratadas, bem como o quadro de profissionais/servidores, por categoria, indicadores para avaliação do desempenho, considerando o padrão de assistência estabelecido pela Sesab.
Confira a sonora de Michael Carmo, Diretor Geral de Gestão de Unidades Próprias da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
Saúde HGCA alerta para impacto da violência no trânsito, com internações que podem custar até R$ 5 mil por dia
Diabetes Diabetes cresce 135% no Brasil em 18 anos
Saúde Pandemia? Infectologista explica riscos de novo surto viral no Brasil
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (25) falou sobre morte súbita x ataque cardíaco
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 36°
Tempo nublado



