Entre os dias 16 e 19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro. O objetivo é alertar as pessoas na prevenção à doença, que está diretamente associada ao estilo de vida e à alimentação.
Neste período, o Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh) vai realizar ações de promoção à saúde para os pacientes, com orientações sobre os métodos de prevenção e cuidados contra a doença, oficinas de nutrição e discussões acerca dos direito da pessoa que é portadora da diabetes. Também está previsto um seminário com intuito capacitar os trabalhadores de saúde.
Enquanto isso, nas unidades de saúde a programação segue durante todo o mês. As equipes da Atenção Primária tem feito a busca ativa com a oferta de ações de educação e saúde, e caso necessário, haverá encaminhamentos para os especialistas.
Doença silenciosa
A diabetes é uma doença considerada silenciosa e é caracterizada pelo aumento da taxa glicêmica - acima de 99mg/dl já indicativo para controle do açúcar no sangue.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.
Em Feira de Santana, os pacientes recebem o tratamento nas unidades de saúde e no CADH (Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso), localizado na rua Elpídio Nova, nº 272, bairro São João.
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
São Félix Bahia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (12) falou sobre saúde mental 
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsas



