O novo EP da banda Casapronta está disponível em todas as plataformas de streaming desde o dia 29 de outubro. O disco que contempla 6 canções, duas delas inéditas, foi fruto de um financiamento coletivo e tem parceria com o selo Banana Atômica. “Amor" também é nome do primeiro single lançado oficialmente no Dia dos Namorados, em junho deste ano.
O disco tem participações importantes do cenário musical e cultural baiano. Nomes como Mateus Aleluia Filho, Maryzélia, Bel da Bonita, Marquinhos Menezes, Tito Pereira, Flávia Sacramento e Kbça Beat Box. Também fizeram parte do disco os músicos Igor Skay (guitarra), Rodrigo Borges (guitarra), Rafael Razz (baixo) e Robson Souza (bateria).
De acordo com o artista e vocalista da banda, Pablues, o EP é uma grande reunião de “som de preto”, já que reúne reggae, rock, samba, blues. Todos os estilos musicais marcados por terem como protagonistas e criadores, pessoas pretas. O EP traz duas canções inéditas. 'Velho Bob', primeira composição da banda e só agora gravada com um rico arranjo instrumental e o reggae 'A PLANTA', que fala sobre a importância das plantas sagradas que a ancestralidade ensina, tendo como inspiração, a “Comigo Ninguém Pode”, muito utilizada nas portas das casas.
“Nesse EP tem de tudo um pouco. Rock de Seattle "deFeirenseado", rock de preto com samba de terreiro, blues-jazz-folk-fusion, e reggae. Se você notar, são todas canções de Preto. Como sempre, buscamos afirmar a música “black” em tudo o que fazemos. As canções do EP falam de amor, cada uma à sua maneira. O amor próprio que devemos manter vivo pra ajudar a superar situações adversas, o amor pela fé na espiritualidade e religiosidade, que é uma marca nossa, e amor por poder amar livremente, quem quer que seja. A pandemia "bateu forte" na gente e nasceram muitas composições”, explica Pablues.
Como grande marca dessa reafirmação de suas raízes e cores, o Casapronta abre o disco com a canção “Devoção”, lançada em setembro deste ano, em que celebra a divindade do iorubá e do jejê, Exu. “Exu é vida, Exu é amor, Exu é o ar que respiramos. Falar de Exu é muita responsabilidade e ainda causa muita polêmica. A nossa proposta foi trazer uma discussão contra o racismo, intolerância religiosa e mais uma vez afirmar que Exu não é o diabo. 'Devoção' é nosso 'pé na porta' em favor de você cultuar quem você queira. Liberdade e resistência. Respeito e amor, são palavras chave para uma sociedade viver em harmonia”, ressalta o músico.
“Amor”, o EP, tem produção de Pablues Casapronta, foi gravado, mixado e masterizado no Estúdio Netuno, em Feira de Santana, entre abril e maio de 2021, com o técnico Paulo Victor, exceto as faixas “Um convite pra vida” gravada em janeiro de 2021 e “O Grito” gravada, mixada e masterizada em outubro de 2020, no Estúdio Greta, em Salvador por Silvio de Carvalho.
Sobre o nome do disco
“Como vínhamos falando dessa necessidade de pôr em prática muito do que apenas falamos da boca pra fora, inclusive sobre respeito e amor, resolvemos usar o mesmo nome para o EP. A canção ‘Amor’ foi composta este ano, na sala de casa, em um bate papo sobre como Belchior e o Nirvana têm influências em nossas vidas. A canção tem citações diretas do grunge da turma do Cobain, onde usamos equipamentos que eles usavam, quanto de Belch, na letra, citando ‘Sujeito de sorte’. "Amor'' é uma contradição das boas: tem o peso e a velocidade de um rock visceral, cru e direto, aliado a uma poesia simples e doce. Ao final da canção, vocês podem ouvir as declarações de amor que nossos amigos e amigas colaborares fizeram e nos enviaram. Ao mesmo tempo, essa canção é uma declaração de amor. Me considero um sujeito de sorte”, conta Pablues Casapronta, revelando as referências para a canção que deu nome ao disco.
Filme Distrito da Matinha vira cenário de novo longa baiano que destaca resistência quilombola
Santa Bárbara Caruru de Santa Bárbara retorna ao Mercado Municipal de Santo Estevão Velho com tradição, fé e identidade cultural
Orquestra da Uefs Orquestra da Uefs se apresenta no Teatro do Sesc, nesta sexta
Festival de Violeiro Uefs promove 47° Festival de Violeiros de Feira de Santana no dia 05 de dezembro
Cultura Filarmônica União Sanfelixta realiza IX Encontro de Filarmônicas em São Félix neste fim de semana
Crônica da semana A deusa Atena e o sexo na Grécia antiga 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas



