Durante o tratamento oncológico, as sessões de quimioterapia podem provocar a queda de cabelos. Isso é algo que influencia diretamente na autoestima, principalmente das mulheres. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Feira de Santana (UNACON) criou o banco de perucas para beneficiar mulheres que sofrem com esse problema. Ao todo mais de 200 mulheres já receberam perucas.
O objetivo do projeto é proporcionar às mulheres em tratamento do câncer a possibilidade de se sentirem mais bonitas. “A queda do cabelo mexe muito com a mulher. Observamos que ela fala mais da queda do cabelo do que da retirada da mama. O cabelo é a moldura do nosso rosto”, disse a assistente social da entidade, Lucineide Souza.
Lucineide destaca ainda que estar em bom estado emocional e psicológico durante o tratamento contribui para a melhora das pacientes. “Esse projeto começou em 2016. Inicialmente não tínhamos perucas, eram só lenços. Começamos a perceber que esses pacientes procuravam perucas. Daí surgiu a ideia. Criamos a campanha e deu muito certo”, afirma Lucineide.
A UNACON no momento está com o estoque zerado de perucas e pede apoio das pessoas que possam fazer as suas doações.
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas