Quarta, 20 de Outubro de 2021 01:09
75 9 9842 0146
Feira de Santana Capacitação

Capacitação fortalece atuação de conselheiros tutelares em Feira de Santana

Participam profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente

14/10/2021 08h43
11
Por: Karoliny Dias Fonte: SECOM / FSA
Foto: Jorge Magalhães
Foto: Jorge Magalhães

A rede de proteção social para crianças, adolescentes e famílias está sendo aprimorada, em Feira de Santana, com o projeto de formação continuada voltado a conselheiros tutelares e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos. O encontro começou hoje, 13, e segue até esta sexta, 15, no Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.

Princípios da administração pública, normativas legais e aspectos gerais da prática cotidiana desses profissionais fazem parte da programação que reúne, além do Governo Municipal, representantes da Defensoria Pública e do Ministério Público estaduais, Vara da Infância e Juventude, Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DECA), e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O objetivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) é fortalecer a atuação de conselheiros tutelares, especialmente aqueles atuantes no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). De acordo com a presidente do órgão, Liliane Carvalho, a formação compartilha saberes e práticas com trabalhadores das áreas de Saúde, Educação e de Assistência Social atuantes em CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

A certificação do curso e o encerramento das atividades do mês das crianças ocorrem dia 21, no Teatro Margarida Ribeiro.

Denúncias

Os números 156 (Governo Municipal) ou Disque 100 (Serviço Nacional) são os canais disponíveis para denúncias em caso de maus tratos. A Polícia Civil deve ser acionada com o registro de ocorrência para que seja deflagrado um processo de investigação. Em seguida o Conselho Tutelar é acionado para tomar medidas preventivas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.