Quinta, 28 de Março de 2024 21:10
75 9 9702 9169
COVID-19 COVID-19

Vitória da Conquista teve um caso confirmado de variante Delta

Paciente já está curada

20/09/2021 12h07
Por: Karoliny Dias Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista
Foto: Editoria de Arte / O Globo
Foto: Editoria de Arte / O Globo

Uma mulher de 39 anos, moradora da cidade de Vitória da Conquista, é o primeiro caso confirmado de contaminação por variante delta do novo coronavírus no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seis meses antes ela já havia tomado duas doses de Coronovac e, posteriormente, viajou ao estado do Espírito Santo, tendo retornado no dia 14 de agosto de 2021, assintomática. Ela fez o uso de máscara corretamente, conforme suas declarações.

Ainda de acordo com a SMS, nas primeiras 48 horas após o retorno da viagem, a mulher teve obstrução nasal, febre, tosse e calafrios, mas permaneceu em isolamento domiciliar. No dia 19 de agosto, cinco dias após chegar de viagem, realizou exame laboratorial.

Como a paciente já tinha sido diagnosticada com Covid-19 em 2020, o novo resultado do exame, que deu positivo, foi submetido ao sequenciamento genético da amostra e identificada como a variante Delta, conforme resultado enviado à Coordenação da Vigilância Epidemiológica da SMS ontem (17), às 11h49.

Em investigação clínica e epidemiológica, realizada pela SMS, a paciente foi monitorada desde o início dos sintomas, sendo observada a evolução benigna da doença e hoje ela se encontra recuperada. Um familiar com quem a paciente teve contato também apresentou resultado positivo para Covid-19 e se manteve em isolamento domiciliar por 10-14 dias do início dos sintomas.

A variante Delta 

A variante Delta tem um histórico de transmissibilidade maior do que as demais variantes, mas a vacinação tem se mostrado eficaz para conter os quadros graves que necessitam de hospitalização.

A SMS reforça à população sobre a importância de garantir a vacinação contra a Covid-19 para ampliar a cobertura vacinal e intensificar todos os cuidados de prevenção e controle da doença, com a utilização de máscaras, uso do álcool em gel e etiqueta respiratória. Em caso de sintomas, o contato com a unidade de saúde ou call center deve ser imediato para realizar o atendimento, testagem e isolamento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.