Presente na atividade de Lula com movimentos negros e entidades religiosas na sede do Ilê Aiyê, na quinta-feira, 26, o senador Jaques Wagner falou sobre a necessidade de ações efetivas para combater o preconceito no Brasil. "Quero falar da minha alegria de estar mais uma vez na Senzala do Barro Preto, símbolo da cultura, da luta e resistência negro, e dizer que não adianta falar do fim do preconceito se não houver ações concretas que coloquem na centralidade da nossa agenda a luta do povo negro".
Wagner destacou, na ocasião, o esforço de Lula, em seus oito anos como presidente da república, para estabelecer boas relações com os países africanos. "Nunca o Brasil teve uma relação tão consolidada com os africanos e com o continente africano como no período em que Lula foi presidente do país".
No evento, o senador ressaltou ainda a necessidade de demolir o preconceito que foi construído no Brasil, sobretudo no último pleito presidencial. "Em 2018 tivemos eleição vencida pelo ódio, pelo preconceito e pela intolerância e, para nosso susto, o preconceito que se escondia na cabeça de muitos brasileiros, esse cidadão fez campanha despertando o ódio e a intolerância".
Wagner usou como exemplo de respeito e tolerância, princípios cultivados pelo PT, a reunião, em um mesmo palco, de religiosos de matrizes africanas e evangélicas, na sede do Ilê Aiyê. “Me alegrou muito estar vendo aqui uma representação ialorixá das nossas matrizes africanas e representantes dos evangélicos ou da nossa centenária Irmandade da Boa Morte. E aqui está a prova da convivência e da tolerância”, disse, ao afirmar que “não dá democracia com a manutenção do racismo, da intolerância e do preconceito”.
Ampliação Escola Valdir Mamona ganhará espaço recreativo coberto e refeitório
Pesquisa Pesquisa aponta 86% de aprovação da gestão Manuela Pedreira em Governador Mangabeira
Pesquisa Governo Lula é desaprovado por 50,9% dos brasileiros, aponta pesquisa
Bolsonar Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília 
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



