Boca de Forno News
O novo coronavírus é uma família de vírus conhecida desde 1960, que sofreu uma mutação genética e acabou se transformando em algo que ainda não havia sido identificado em humanos. Transmitido pelo ar e pelo contato próximo com as pessoas infectadas, o COVID-19 pode ter sintomas semelhantes ao resfriado, evoluindo para casos graves de insuficiência respiratória aguda.
De acordo com o médico cardiologista Dr. Gewdy Lima, "a Covid-19 é uma doença inflamatória que acomete o sistema em diversas formas." Segundo ele, a infecção viral leva a uma série de reações responsáveis por desequilibrar, inclusive, doenças cardiovasculares que antes estavam compensadas.
Conforme explica o especialista, alterações no sistema imunológico do paciente acometido pela Covid-19 pode, sim, elevar doenças cardiovasculares.
"Por ser uma doença inflamatória, ela pode afetar o coração. A resposta para isto é individualizada, pode acontecer de forma branda ou evoluir de forma grave", explica reforçando a necessidade de um acompanhamento pós-covid. "Toda abordagem precisa de uma avaliação."
"Na maioria dos casos, o paciente consegue se recuperar bem sem grandes sequelas ao coração, mas a abordagem é individualizada", ressalta.
Gewdy Lima é graduado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2005), possuindo formação em Clínica Médica, Cardiologia e Ecocardiografia.
Informações dos radialistas Marcelo Fernandes e Reginaldo Júnior
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado