O Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes) autorizou o retorno gradativo das cirurgias eletivas em todo o estado nesta quinta-feira (15). Os procedimentos estavam suspensos desde o ano passado como medida preventiva contra a Covid-19.
Segundo o Coes, as unidades de saúde devem manter o uso racional de medicamentos, como sedativos e bloqueadores musculares, que correm risco de desabastecimento. “Decidimos liberar as cirurgias eletivas, pois sabemos da demanda reprimida e da necessidade da população, mas é preciso entender que os mercados baiano e brasileiro não estão conseguindo atender de forma plena a demanda por medicamentos sedativos, limitando assim os estoques e, consequentemente, os procedimentos. Por isso, é necessário que as unidades atuem de forma racional e consciente no uso desses recursos, também utilizados no tratamento da Covid-19”, explicou o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.
As unidades poderão fazer na totalidade os procedimentos ambulatoriais de pequenas cirurgias, sob anestesia local; cirurgias com anestesia locorregional; e procedimentos com bloqueio de plexo, raqui e peridural. Já as cirurgias com indicação de anestesia geral serão limitadas a 25% da capacidade operacional mensal da unidade, tendo como base o ano de 2019. A exceção são os casos em que possa haver prejuízo aos pacientes pela questão tempo-dependente, como as cirurgias oncológicas e cardíacas.
Os pacientes internados não poderão recebam visitas, mesmo em leitos de enfermaria. A nota técnica também orienta que devem ser incentivadas as visitas virtuais. Os acompanhantes estão liberados em unidades de internação tidas como abertas apenas para pacientes que necessitem de cuidado durante o período de internamento, conforme avaliação das equipes de cuidado multiprofissional e médica, com exceção dos casos previstos em lei.
Explosão Explosão destrói barracas de praia na orla de Madre de Deus
Intoxicação Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal
Chuva de granizo Chuva de granizo surpreende moradores de cidade baiana
Altas temperaturas Cidade baiana registra 38,2 °C e aparece entre as mais quentes do Brasil
Aposta Apostas da Bahia faturam cerca de R$ 87,1 milhões em uma noite
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



