Sexta, 30 de Julho de 2021 10:04
75 9 9842 0146
Bahia Saúde

Cirurgias eletivas são retomadas gradativamente na Bahia

É necessário que as unidades atuem de forma responsável na pandemia

16/07/2021 05h32
18
Por: Gabriel Dallas
Cirurgias eletivas são retomadas gradativamente na Bahia

O Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes) autorizou o retorno gradativo das cirurgias eletivas em todo o estado nesta quinta-feira (15). Os procedimentos estavam suspensos desde o ano passado como medida preventiva contra a Covid-19.

 

Segundo o Coes, as unidades de saúde devem manter o uso racional de medicamentos, como sedativos e bloqueadores musculares, que correm risco de desabastecimento. “Decidimos liberar as cirurgias eletivas, pois sabemos da demanda reprimida e da necessidade da população, mas é preciso entender que os mercados baiano e brasileiro não estão conseguindo atender de forma plena a demanda por medicamentos sedativos, limitando assim os estoques e, consequentemente, os procedimentos. Por isso, é necessário que as unidades atuem de forma racional e consciente no uso desses recursos, também utilizados no tratamento da Covid-19”, explicou o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

 

As unidades poderão fazer na totalidade os procedimentos ambulatoriais de pequenas cirurgias, sob anestesia local; cirurgias com anestesia locorregional; e procedimentos com bloqueio de plexo, raqui e peridural. Já as cirurgias com indicação de anestesia geral serão limitadas a 25% da capacidade operacional mensal da unidade, tendo como base o ano de 2019. A exceção são os casos em que possa haver prejuízo aos pacientes pela questão tempo-dependente, como as cirurgias oncológicas e cardíacas.

 

Os pacientes internados não poderão recebam visitas, mesmo em leitos de enfermaria. A nota técnica também orienta que devem ser incentivadas as visitas virtuais. Os acompanhantes estão liberados em unidades de internação tidas como abertas apenas para pacientes que necessitem de cuidado durante o período de internamento, conforme avaliação das equipes de cuidado multiprofissional e médica, com exceção dos casos previstos em lei.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.