A Hipertensão Arterial é uma doença silenciosa, e seus sintomas muitas vezes passam despercebidos. Ter hábitos saudáveis pode controlar a doença e garantir uma melhor qualidade de vida para o paciente. Em Feira de Santana cerca de 26% da população tem diagnóstico.
Em 2019 foram 67.660 hipertensos atendidos pelo Município. Ano passado esse número caiu para 41.005. O Dia Mundial da Hipertensão Arterial, celebrado nesta segunda-feira, 17, pretende alertar para os perigos da falta de acompanhamento.
Segundo a enfermeira referência técnica em Hipertensão Arterial, Isabela Machado, a redução está associada à pandemia da Covid-19. Isso porque muitos pacientes, por pertencerem ao grupo de risco para o vírus, deixaram de procurar atendimento médico.
No entanto, mesmo com a pandemia, o Município continua realizando toda a oferta de serviços, exames e consultas com as especialidades.
"Esses pacientes contam com uma rede de atenção formada por equipes multiprofissionais nas unidades de saúde para o acompanhamento, são enfermeiros, médicos e nutricionistas. Além da oferta de exames e outras especialidades médicas", afirma Isabela Machado.
Complicações agravadas pela doença, associadas à diabete, podem ser tratadas pelo Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH).
Evitar o tabagismo, diminuir o consumo de álcool, praticar atividades físicas e utilizar a medicação corretamente - quando o seu uso é contínuo e necessário - são algumas das formas de controlar a hipertensão e garantir uma melhor qualidade de vida para o paciente.
Saúde Complexo Materno-Infantil de Feira de Santana atende até 70 mil pacientes por mês e recebe 85% dos recursos da Prefeitura, afirma Gilberte Lucas
Saúde AVC antes dos 40: Bahia registra alta de quase 50% nas internações de jovens
Saúde Dor testicular súbita pode indicar emergência médica e exige atendimento imediato, alerta especialista
Saúde Novo Hospital Municipal de Feira avança para etapa final da licitação
Saúde Hospital São João de Deus realiza cirurgias de redução de mama e reforça acesso a procedimentos especializados em Cachoeira
Saúde Novo CEMAID amplia atendimento a diabéticos e passa a receber crianças em Feira de Santana 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 27°
Chuvas esparsas


