A comercialização de carne previamente moída em açougues, frigoríficos, supermercados e em outros estabelecimentos poderá ser proibida em Feira de Santana. De acordo com o Projeto de Lei no 50/2021, a carne só poderá ser moída na presença do cliente, no ato da compra. A proposição foi apreciada, pela primeira vez, na sessão desta quinta-feira (22). Todos os parlamentares presentes foram unânimes na aprovação do Projeto.
A regra não será válida para carnes moídas industrializadas, desde que devidamente vistoriadas pelos órgãos competentes e portadoras de selos de qualidade. Em caso de descumprimento, o Projeto prevê uma multa de quatro salários mínimos vigentes - que poderá dobrar caso ocorra reincidência. Se registrada uma terceira infração, as atividades do estabelecimento serão suspensas por até 30 dias. A fiscalização e aplicação das penalidades ficará sob responsabilidade do Procon, que deverá atuar mediante denúncia ou por ofício.
O autor, vereador Galeguinho (PSB), destaca que a regra é importante para que o cliente não seja “lesado” ao adquirir carnes com aditivos e conservantes prejudiciais à saúde, como o sulfato de sódio. Ele acredita que a medida também vai evitar que os clientes tenham infecções, e até mesmo venham a óbito, por consumir o produto exposto por dias.
Considerando a importância da temática e a sua relevância para o interesse público, o vereador Pedro Américo (DEM) sugere a realização de uma audiência pública para promover uma discussão “mais ampla” sobre a medida. A recomendação foi feita durante a votação do Projeto e poderá ser oficializada nos próximos dias.
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quinta-feira (22)
Micareta 2026 Pré-seleção da Rainha e do Rei Momo da Micareta 2026 acontece nesta quinta-feira (22)
Eleições 2026 Segundo turno em Feira de Santana terá os mesmos locais de votação do primeiro, informa Justiça Eleitoral
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quarta-feira (21)
Feira de Santana Prefeitura garante gratuidade do transporte público no segundo turno das eleições
Micareta 2026 Micareta de Feira 2026 é lançada oficialmente com expectativa de 3 mil empregos e crescimento da economia local 
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 39°
Tempo nublado


