Boca de Forno News
Você sabe por que a Covid-19 em diabéticos pode ser diferente dos casos leves da maioria dos infectados? Algumas pessoas têm maior risco de desenvolvimento da forma grave da doença — são os chamados grupos de risco do Novo Coronavírus. Os diabéticos, por exemplo, fazem parte dele.
Você sabe como o SARS-COV-2 se manifesta nessas pessoas e por que elas estão mais vulneráveis à forma grave da doença? O programa Levante a Voz (Rádio Sociedade News FM 102.1) conversou com a endócrinologista Dra. Mariene Matos para entender as especificidades desse grupo.
Diabéticos têm o mesmo risco de contrair o vírus do que não-diabéticos. Contudo o risco da doença ser grave é maior em diabéticos. Isso ocorre porque o sistema metabólico do diabético sofre alterações por causa dos problemas causados potencializados com a Covid.
"Infelizmente o diabetes é uma doença inflamatória. Então, os pacientes acometidos pela Covid-19 que não estejam com um bom controle metabólico estão mais propensos a desenvolverem quadros mais graves da doença", informou a endócrinologista.
Para manter o controle metabólico, Mariene Matos indica o paciente a manter uma boa alimentação e fazer o uso de atividades físicas.
O cuidado com a saúde não difere muito no contexto da pandemia do novo Coronavírus, devendo reforçar os cuidados já propostos pelos profissionais da saúde.
O diabetes é uma doença inflamatória caracterizada pelo aumento da glicemia, ou seja, a glicose (ou açúcar) presente no sangue.
Informações do repórter Reginaldo Lima
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 25°
Tempo nublado