Feira de Santana poderá ganhar em 2021 mais duas escolas cívico-militares. Para isto, a secretária municipal de Educação, professora Anaci Paim, apresentou, esta sexta-feira, 5, documentos para uma nova adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, PECIM, do Ministério da Educação.
Em 2019, Feira havia se tornado o único município baiano a aderir ao programa – a primeira unidade de ensino, que já conta com o novo modelo, é a Escola Municipal Quinze de Novembro, localizada em Jaíba, que inclusive recebeu no ano passado a visita do coronel Julio Cézar Pontes, coordenador do PECIM na região Nordeste.
“Na ocasião, o representante do programa teceu elogios e ficou impressionado com a organização da escola que já vem desenvolvendo algumas atividades desde o ano passado, apesar da pandemia”, rememora o prefeito Colbert Martins.
Para a secretária Anaci Paim, o programa pode trazer resultados bastante significativos para mais duas comunidades de Feira de Santana, “uma vez que nos permite considerar critérios relevantes no âmbito da Educação – as condições que enfrentam os estudantes em situações de vulnerabilidade socioeconômica e o desempenho abaixo da média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb”, destaca.
De acordo com a professora Anaci, as duas escolas escolhidas para a implantação do programa estão localizadas também em distritos – Maria Quitéria e Humildes. Juntas somam uma matrícula de mais de 1.000 estudantes.
A meta do Ministério da Educação é implementar 216 escolas cívico-militares até o ano de 2023 – 54 somente neste ano. O PECIM é uma iniciativa do MEC em parceria com o Ministério da Defesa. É centrado num conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e o apoio dos militares.
Educação Estudantes do Colégio Estadual do Campo de Antônio Cardoso vivem dia de vibração na Arena Fonte Nova
Paralisação Assembleia da Rede Municipal de Feira de Santana define paralisação e reforça mobilização da categoria
Educação Governador abre ano letivo de 2026 da rede estadual durante inauguração de colégio requalificado em Salvador
Educação Acesso à internet avança e alcança 70% das escolas públicas
Educação Jornada Pedagógica 2026 é aberta em Santo Amaro com foco na alfabetização e inclusão
Educação Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28% 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas



