Quarta, 15 de Julho de 2026 09:41
75 98160-8722
Anúncio
Política Operação

“Espero que a Justiça dê conta disso”, diz Jerônimo sobre operação na Prefeitura de Salvador

Jerônimo Rodrigues afirmou esperar que a Justiça apure e puna, dentro da lei, os responsáveis pelas irregularidades investigadas pelo GAECO.

15/07/2026 08h05 Atualizada há 1 hora atrás
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: GOVBA/ Divulgação
Foto: GOVBA/ Divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou ontem esperar que a Justiça apure e puna, dentro da lei, os responsáveis pelas irregularidades investigadas na mais recente operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (GAECO), do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A investigação aponta a existência de um grupo criminoso que teria fraudado licitações e desviado recursos públicos na Prefeitura de Salvador durante pelo menos oito anos. A ação resultou no afastamento do secretário municipal de Manutenção, Luciano Sandes, e do vereador George Reis (PP), conhecido como Gordinho da Favela.

Ao comentar o caso, Jerônimo afirmou que a sequência de episódios envolvendo a administração municipal chama atenção. "Está na Justiça. Espero que a Justiça dê conta disso, apure e naturalmente puna, se assim for, dentro da lei. O que é impressionante é que é um atrás do outro", declarou.

O governador relacionou a investigação a outras críticas que vem fazendo à gestão da capital. "É a reclamação do lixo na rua, é a reclamação da compra de alimentação para a alimentação escolar, outra hora são as taxas abusivas, a falta de oferta de creches, de atenção básica. É um atrás da outra. Espero que a Justiça, nesse caso aí, dê conta para poder punir, caso esteja dentro dos limites da lei", acrescentou.

Também repercutindo a operação, a vereadora Marta Rodrigues (PT) classificou a situação como "muito preocupante". Segundo ela, o fato de Luciano Sandes ocupar cargos estratégicos na Prefeitura há vários anos torna as denúncias ainda mais graves. A parlamentar afirmou que o histórico do secretário e sua atuação em áreas da administração municipal reforçam críticas feitas pela oposição sobre a condução de obras e a relação com lideranças comunitárias.

Marta também destacou que a investigação alcança um integrante da Câmara Municipal e defendeu rigor na apuração. Para a vereadora, os indícios apresentados pelo Ministério Público confirmam denúncias feitas anteriormente pela bancada de oposição. Ela ainda associou o caso a problemas enfrentados por Salvador, como deficiência na saúde, acúmulo de lixo e dificuldades na infraestrutura urbana. 

O vereador Silvio Humberto (PSB) afirmou ter sido surpreendido pela operação, mas disse que a repetição de escândalos envolvendo a Prefeitura nos últimos meses é motivo de preocupação. Ele ressaltou que todos os investigados têm direito à ampla defesa e que eventuais punições devem ocorrer apenas após a conclusão das investigações. Ainda assim, observou que, em um intervalo de cerca de três meses, diferentes setores da administração municipal foram alvo de denúncias, cenário que, segundo ele, acaba refletindo na prestação de serviços e na qualidade de vida da população de Salvador.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários