O Palácio do Planalto considera temporário o afastamento do senador Jaques Wagner (PT-BA) da liderança do governo no Senado Federal. A informação começou a circular após o anúncio feito pelo parlamentar, na quarta-feira, de que deixará a função para se dedicar à defesa de sua inocência nas investigações relacionadas ao Caso Master. A senadora Teresa Leitão (PT-PE) assumiu interinamente a liderança do governo durante a 'licença' do cacique baiano.
Nos bastidores, o nome do senador e ex-ministro Camilo Santana (PT-CE) chegou a ganhar força ao longo da semana e era apontado como favorito por integrantes do Palácio do Planalto, diante da avaliação de alguns auxiliares de que Teresa não teria o perfil desejado para a função, apesar da proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Interlocutores, contudo, afirmam que Camilo Santana teria atuado nos bastidores para assumir o posto, movimento que não teria agradado Lula.
Outro nome bem avaliado por integrantes da base governista seria o do senador Otto Alencar (PSD-BA), atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, considerada estratégica para a articulação do governo no Congresso. Otto, inclusive, já exerceu a liderança do governo em ocasiões anteriores, quando Jaques Wagner precisou se afastar temporariamente por questões médicas.
Em entrevista ao BNews, Otto elogiou o colega: "Ele tem muito crédito com Lula, com a Bahia, e com o Brasil. Ele foi um ótimo líder nesses três que foi o líder do governo, aprovando todos os projetos que o Lula enviou para o Senado. A decisão dele, certamente, é de foro íntimo, mas ele não deixa de ter comigo o apoio e apreço que tenho por ele. Ele terá o maior crédito comigo, meu apoio e meu apreço".
A definição sobre a substituição ocorreu após um encontro entre Wagner e Lula no Palácio da Alvorada. Cerca de uma hora depois da reunião, o senador baiano anunciou, por meio das redes sociais, que havia decidido deixar a liderança do governo em comum acordo com o presidente.
“Acabei de ter uma ótima reunião com o presidente Lula, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado”, escreveu Wagner. Na mesma publicação, o senador afirmou que sua “prioridade absoluta” será provar a própria inocência e se dedicar à campanha pela reeleição de Lula, do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e de sua futura candidatura ao Senado ao lado do ministro Rui Costa (PT).
Política Aliados apontam Bolsonaro como responsável por crise entre Michelle e Flávio
Eleições 2026 A 100 dias das eleições, veja pré-candidatos a governo e Senado em 26 estados e no DF
Política Wagner prepara saída da liderança do governo no Senado
Política Bolsonaristas reclamam da proximidade de Motta com Lula na Câmara
Repercussão Busca contra Wagner desconfortou Planalto
Cobrança Deputado cobra CPI após operação atingir líder do PT 
Mín. 19° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas


