A reabertura do Estreito de Ormuz não acontecerá de forma imediata, apesar do acordo anunciado neste domingo (14) entre Estados Unidos e Irã para encerrar o conflito entre os dois países. Segundo autoridades iranianas, a retomada da circulação na estratégica rota marítima poderá levar até 30 dias.
O entendimento entre Washington e Teerã ainda não teve seus termos divulgados integralmente. De acordo com o Paquistão, que atuou como principal mediador das negociações, o documento deverá ser assinado na próxima sexta-feira (19), na Suíça. Temas mais complexos, como o programa nuclear iraniano, ficarão para uma fase posterior das tratativas.
O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Kazem Gharibabadi, confirmou o acordo em entrevista à televisão estatal, mas ressaltou que nenhuma medida começará a ser colocada em prática antes da assinatura oficial. Ele também informou que as partes trabalham para concluir um entendimento definitivo dentro de aproximadamente 60 dias.
Pelo lado norte-americano, o presidente Donald Trump confirmou que um consenso foi alcançado e anunciou a autorização para o fim do bloqueio naval imposto pelos Estados Unidos aos portos iranianos localizados na região do Estreito de Ormuz. Em publicação nas redes sociais, Trump afirmou que a passagem marítima será reaberta sem cobrança de taxas e que as restrições navais serão retiradas.
Os Estados Unidos já haviam sinalizado que, com a normalização do tráfego na região, poderiam reduzir parte das sanções econômicas impostas ao Irã, permitindo a ampliação das exportações de petróleo e contribuindo para a recuperação da economia do país.
Após o anúncio do acordo, o mercado internacional reagiu rapidamente e registrou queda nos preços do petróleo, refletindo a expectativa de retomada gradual do fluxo comercial por uma das principais rotas energéticas do mundo.
Mundo Presidente de país da América do Sul proíbe maquiagem e cabelo pintado nas escolas públicas
Mundo Netanyahu liga para Flávio Bolsonaro e o convida para visitar Israel
Prisão Brasileiro é preso em Miami após usar fantasia de agente de imigração em local de votação
Mundo Em carta a Rubio, 31 congressistas dos EUA acusam governo Trump de tentar interferir na eleição no Brasil
Mundo Escudo das Américas anuncia sanções contra facções brasileiras
Mundo Brasil e EUA voltarão a discutir tarifas em encontro do G20 
Mín. 19° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 39°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 36°
Chuvas esparsas


