Foto: Boca de Forno News
Representantes do Rotary Internacional e do distrito que abrange os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas estiveram em Cachoeira para fortalecer as ações sociais desenvolvidas no município e ampliar a atuação da instituição na região. A visita aconteceu no gabinete da prefeita Eliana Gonzaga e reuniu integrantes do Rotary Club de Cachoeira Central, além de lideranças rotárias nacionais e internacionais.
Nelson Ângelo Tesser - Foto: Boca de Forno News
Entre os presentes estava Nelson Ângelo Tesser, que representou o presidente internacional do Rotary Club de Ragusa, na Itália, Francesco Arezzo. Segundo ele, a visita ocorreu após a conferência do distrito 4391, realizada em Feira de Santana, e teve como objetivo conhecer o novo clube fundado em Cachoeira e fortalecer os projetos sociais na cidade.
Nelson destacou que o principal objetivo do Rotary em todo o mundo é ampliar o número de integrantes para aumentar o alcance das ações humanitárias. “Com mais mãos, maiores serviços nós prestamos às comunidades”, afirmou.
Foto: Boca de Forno News
Ele também ressaltou a atuação histórica do Rotary no combate à poliomielite. Segundo o representante, desde 1985 a organização trabalha pela erradicação da doença no mundo, alcançando atualmente cerca de 99,7% de erradicação global, restando apenas dois países com registros da enfermidade.
Além disso, Nelson Ângelo Tesser destacou os projetos globais e distritais desenvolvidos pela instituição, inclusive ações emergenciais em áreas atingidas por enchentes e desastres naturais, como ocorreu recentemente em cidades baianas e no Rio Grande do Sul. “Esses projetos ajudam na recuperação das localidades e atendem pessoas que perderam tudo para que elas tenham um pouco de conforto”, explicou.
Durante a visita, o representante internacional elogiou o patrimônio histórico de Cachoeira e comemorou o fortalecimento do Rotary no município. “Estou impressionado com a beleza da cidade. E mais feliz ainda porque a prefeita aceitou o convite para ser mais uma rotariana para esta cidade”, declarou.
Foto: Boca de Forno News
A governadora do distrito 4391 do Rotary, Iara Maria Portugal, afirmou que a visita teve como objetivo divulgar as ações do Rotary na Bahia e acompanhar os trabalhos realizados pelo Rotary Club de Cachoeira Central, fundado entre setembro e dezembro de 2025.
Segundo Iara, o clube já desempenha papel importante no auxílio às famílias atingidas pelas recentes enchentes no município. Ela informou que, por meio de subsídio distrital, o Rotary está entregando móveis e utensílios domésticos às famílias prejudicadas. “Estamos levando um pouco de felicidade para essas pessoas. Esse é o nosso maior objetivo”, afirmou.
Foto: Boca de Forno News
A governadora também destacou outras ações desenvolvidas pela instituição, como bancos de cadeiras de rodas, apoio a crianças e idosos com câncer, projetos ambientais, incentivo à economia solidária, ações voltadas para saúde materno-infantil, educação básica e juventude. “As atividades do Rotary abrangem sete áreas de enfoque, como meio ambiente, educação, consolidação da paz e desenvolvimento econômico. É um trabalho imenso que leva felicidade para quem trabalha e para quem recebe”, ressaltou.
Foto: Boca de Forno News
Durante o encontro, a prefeita Eliana Gonzaga confirmou que aceitou o convite para integrar o Rotary Club de Cachoeira Central. A gestora destacou a relevância social da instituição e afirmou que o município seguirá apoiando as ações humanitárias promovidas pelo clube. “É uma entidade que desenvolve diversas ações sociais de grande relevância para a sociedade cachoeirana. O Rotary vem realizando projetos importantes, como doação de próteses e apoio às famílias atingidas pelas chuvas. São ações que acolhem as pessoas mais vulneráveis. Estamos de mãos dadas com o Rotary Club”, declarou.
Eliana Gonzaga também afirmou ter ficado satisfeita com a visita e com o convite para fazer parte da instituição.
Botijão de gás Morre segunda vítima de explosão que atingiu três casas no interior da BA
Tragédia Quatro crianças morrem afogadas em reservatório no interior da Bahia; vítimas eram da mesma família
Ipecaetá Prefeito Júnior Piaggio detalha obras em andamento e anuncia novos investimentos em Ipecaetá
Obras Bairro de Juca Dias recebe novas ruas pavimentadas em entrega de obras neste domingo em Governador Mangabeira
Segurança Pública Lula cita “injustiça” com a Bahia ao falar de segurança pública
Devendo Árbitros denunciam atraso no pagamento de profissionais que atuaram no Campeonato Rural de Santa Bárbara 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo limpo


