A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (11), a condenação do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro pelo crime de coação no curso do processo. O pedido foi apresentado nas alegações finais enviadas ao STF pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.
A ação tem relação com o inquérito que investigou a atuação do ex-parlamentar junto ao governo dos Estados Unidos para defender medidas contra o Brasil, como tarifas sobre exportações nacionais e restrições de vistos a integrantes do governo federal e ministros da Corte. A denúncia da PGR foi aceita pelo Supremo em novembro do ano passado.
Nas alegações encaminhadas ao STF, Gonet afirmou que Eduardo Bolsonaro utilizou entrevistas e publicações nas redes sociais para pressionar autoridades responsáveis pelo julgamento da ação sobre a suposta trama golpista envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo a PGR, o objetivo seria favorecer o pai e impedir eventual condenação.
O procurador também sustentou que as ameaças mencionadas no processo tiveram consequências práticas e provocaram impactos econômicos no país. De acordo com o documento, setores produtivos brasileiros foram afetados pelas sobretaxas impostas pelos Estados Unidos, atingindo trabalhadores ligados às cadeias econômicas envolvidas.
Desde o ano passado, Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos. O ex-deputado perdeu o mandato após faltar às sessões da Câmara dos Deputados. Durante o andamento da ação, ele não constituiu defesa particular e passou a ser representado pela Defensoria Pública da União (DPU), que argumentou que suas declarações estariam protegidas pela imunidade parlamentar.
Economia Luz mais cara: Brasileiros terão cobrança extra na conta em setembro
Caso Master Vorcaro demonstra disposição de fazer delação premiada em depoimento à PF
SUS Governo se prepara para impactos do El Niño na saúde até 2027
Fraude Nordeste lidera alta nas tentativas de fraude de identidade no Brasil
Segurança Pública Renan Santos defende bomba atômica e “banho de sangue” contra facções
Fraude INSS: estagiário é preso suspeito de integrar fraude de R$ 3,5 mi 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo limpo


