A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou neste sábado (9), em Feira de Santana, os investimentos realizados pelo Governo do Estado para ampliar a rede pública de saúde e fortalecer o atendimento em diferentes regiões baianas. Durante participação na plenária territorial do Programa de Governo Participativo (PGP 2026), realizada no Clube de Campo Cajueiro, a gestora afirmou que a atual política estadual tem priorizado a interiorização da assistência e a ampliação da média e alta complexidade.
Segundo Roberta Santana, o modelo adotado pelo governo do governador Jerônimo Rodrigues busca construir políticas públicas a partir da escuta popular e das demandas apresentadas nos territórios baianos. Ela destacou que o PGP reúne propostas nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e desenvolvimento regional. “Nós estamos falando de construção coletiva e de política pública. O governador iniciou esse processo ouvindo a população nos territórios e isso fortalece a elaboração de projetos mais próximos da realidade das pessoas”, afirmou.
Durante a entrevista, a secretária ressaltou que grande parte das propostas apresentadas na área da saúde durante o programa de governo de 2022 já foi executada ou está em andamento. De acordo com ela, cerca de 90% dos compromissos assumidos pelo governo estadual para o setor foram cumpridos.
Entre as obras e ações citadas estão a entrega do Hospital de Alagoinhas, a construção do Hospital do Sisal, a implantação da Policlínica de Seabra e a entrega da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) de Ruy Barbosa. Segundo Roberta Santana, os investimentos demonstram o compromisso do governo com a ampliação da assistência regionalizada.
A secretária também comentou sobre um dos principais desafios enfrentados pela saúde pública baiana: a regulação de pacientes. Segundo ela, o Governo do Estado aposta na expansão da rede hospitalar para reduzir o tempo de espera por atendimento e diminuir o deslocamento de pacientes para cidades mais distantes. “Nós estamos interiorizando cada vez mais a média e alta complexidade. Já foram entregues 13 novos hospitais e mais de 5,5 mil leitos hospitalares. Além disso, temos oito hospitais em construção em diferentes regiões da Bahia”, explicou.
De acordo com Roberta, outra estratégia considerada fundamental é o fortalecimento da atenção básica em parceria com os municípios. A secretária afirmou que o governo estadual vem ampliando a entrega de ambulâncias, equipamentos hospitalares e apoio às unidades municipais de saúde para melhorar o atendimento preventivo e reduzir a sobrecarga da regulação estadual.
Ela destacou ainda que a integração entre municípios, Estado e Governo Federal é essencial para o funcionamento adequado da rede pública de saúde. “A rede precisa funcionar de forma integrada. O governador tem investido tanto no fortalecimento da atenção primária quanto na ampliação da rede hospitalar de média e alta complexidade”, declarou.
Ao abordar ações voltadas ao Recôncavo Baiano, Roberta Santana citou investimentos em municípios como Cachoeira, Santo Antônio de Jesus e Amargosa. Em Cachoeira, segundo ela, foram ativados dez leitos de UTI em parceria com a Fundação José Silveira e a Santa Casa local.
A secretária também destacou a retomada dos partos no município por meio do programa Mãe Bahia, além da reforma e ampliação do hospital regional de Santo Antônio de Jesus, que deverá receber novos leitos de UTI pediátrica. Já em Amargosa, o governo estadual trabalha na implantação de uma nova maternidade. “São investimentos que fortalecem o atendimento regionalizado e aproximam os serviços de saúde da população. O governador Jerônimo, em parceria com o presidente Lula, tem levado hospitais, maternidades e policlínicas para várias regiões da Bahia”, concluiu.
Contaminação Ypê entra com recurso e reverte suspensão da Anvisa a produtos por risco de contaminação
Declaração MEI: prazo para declaração anual termina em maio; veja como fazer
Pesquisa Quaest: veja intenções de voto para presidente no 2º turno em 10 estados
Guia de turismo Governo lança guia com orientações para mulheres viajarem sozinhas com mais segurança
Violência de parceir Uma em cada 10 brasileiras sofre violência de parceiro, aponta estudo
Novo Desenrola Novo Desenrola Brasil começa a valer nesta terça com descontos de até 90% em dívidas 
Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 19° Máx. 31°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsas


