O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) já tem data marcada para passar por uma nova inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça. De acordo com a Portaria nº 12, assinada pelo ministro Mauro Campbell Marques, a inspeção nos setores administrativos e judiciais da Corte baiana, além das serventias extrajudiciais (cartórios), começa oficialmente no dia 6 de abril e segue até o dia 10.
A medida visa fiscalizar desde o funcionamento das unidades de primeiro e segundo graus até o cumprimento de metas de transparência, como a atualização da Base Nacional do Poder Judiciário (Datajud). No período, os trabalhos forenses e os prazos processuais não serão suspensos em razão da visita. No entanto, o ritmo dentro do tribunal deve mudar. Cada setor inspecionado precisará manter, obrigatoriamente, ao menos um magistrado e um servidor de plantão para atender à equipe do CNJ entre 9h e 17h.
Atendimento ao público e advogados
O documento também reserva espaços para que a sociedade e a classe jurídica sejam ouvidas. Advogados, membros de associações, sindicatos e cidadãos comuns poderão conversar com a equipe de apoio da inspeção em horários específicos na sede do TJBA. No turno matutino, as equipes estarão à disposição das 9h30 às 11h30; e no turno vespertino, das 14h30 às 16h30 (exceto no último dia, que terá apenas o turno matutino).
Braço forte de Brasília
A missão será executada por uma equipe vinda do Distrito Federal, composta pelo desembargador Arnoldo Camanho de Assis e pelo juiz Lizandro Garcia Gomes Filho. Eles terão "acesso irrestrito" a sistemas judiciais, documentos e até dados sigilosos, caso considerem necessário para esclarecer eventuais irregularidades.
O Ministério Público, a Defensoria Pública e a OAB-BA já foram oficiados para acompanhar os atos de abertura e encerramento. Todo o processo correrá sob segredo de justiça até que o relatório final seja julgado em Brasília.
Investigação MPF investiga possível desvio de verba do Fundeb em cidade baiana
Posição Bahia é o 3° estado do Brasil com maior índice de ausência paterna, segundo Arpen
Bahia Programa de incentivo ao esporte e à cultura, Sala da Mulher e pacote de obras marcam ações da Prefeitura de Candeal, destaca prefeito Júnior Batata
Tratamentos Além do Vício: Sem amparo no SUS, avanço de comunidades terapêuticas na Bahia acende alerta de violações
Bahia Ministério Público dá 30 dias para Prefeitura de Santa Bárbara apresentar medidas sobre lei municipal questionada
Eleições 2026 Sinjorba cobra respeito à liberdade de imprensa durante as eleições 
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 25°
ChuvaMín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsas


