A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), celebra com entusiasmo a conquista do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização / Categoria Bronze, reconhecimento promovido pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) do Ministério da Educação (MEC). A certificação valoriza os esforços e as práticas exitosas das secretarias de educação que se destacam na promoção de uma alfabetização de qualidade para as crianças brasileiras.
Instituído em 2023, o CNCA visa assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, por meio da articulação de políticas públicas, formações pedagógicas e gestão integrada entre União, estados, municípios e Distrito Federal. O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é concedido em três categorias: bronze, prata e ouro, de acordo com critérios de avaliação que incluem colaboração intergestores, formação continuada de professores, implementação de políticas de alfabetização e utilização de materiais didáticos de apoio.
A obtenção do Selo Bronze representa o resultado de um trabalho sólido e dedicado da equipe pedagógica da Seduc, que atuou com foco na efetivação de práticas inovadoras e no acompanhamento contínuo da aprendizagem dos estudantes. Desde a preparação da documentação para a inscrição até a implementação das ações junto às escolas da rede municipal, cada etapa foi marcada pelo compromisso com a alfabetização na idade certa.
Para o secretário de Educação, Pablo Roberto, o Selo Bronze é um marco para Feira de Santana. “Ele reconhece o trabalho incansável da nossa equipe pedagógica, o empenho dos gestores escolares, dos professores e de todos os profissionais da Seduc que acreditam na educação como ferramenta de transformação social. Essa conquista reforça que estamos no caminho certo para garantir que nossas crianças aprendam a ler e escrever com qualidade desde os primeiros anos”, afirmou.
A articuladora do CNCA no município, Sammara Chaves, ressalta a importância do reconhecimento para consolidar a alfabetização como prioridade na agenda educacional. “Essa conquista reflete o compromisso de todos os envolvidos, desde a gestão às salas de aula. Cada ponto conquistado no processo de avaliação representa semanas de trabalho, formação, planejamento e escuta ativa das necessidades das nossas escolas. Estamos muito orgulhosos, mas também motivados a avançar ainda mais em 2026 em busca do Selo Ouro”, comenta Samara.
Com o reconhecimento conquistado em 2025, Feira de Santana já se prepara para a próxima edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, com o objetivo claro de alcançar a Categoria Ouro em 2026. Para isso, a Seduc seguirá fortalecendo as formações continuadas, ampliando as práticas pedagógicas bem-sucedidas e incentivando a cooperação entre gestores, coordenadores, professores e toda a comunidade escolar.
Campeonato Baiano Com time principal, Vitória bate o Bahia de Feira e assume a vice-liderança do Baiano
Libertadores Bahia perde para o O’Higgins na Libertadores e conhece 1ª derrota da temporada
Racismo CBF se solidariza com Vini Jr. após novo caso de racismo na Champions
Esporte Maior Copa do Brasil da história inicia com recorde de clubes e jogos
Saída de volante Bahia acerta saída de volante contestado pela torcida para clube do exterior
Goleada Sem reação, Vitória sofre goleada para o Palmeiras pelo Brasileirão 
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 23° Máx. 35°
ChuvaMín. 23° Máx. 29°
Chuva



