As Forças de Segurança da Bahia participaram nesta quarta (28) e quinta-feira (29), da “Formação em Direitos Humanos” para atuação no Carnaval da Bahia. A prevenção à violência e o atendimento humanizado aos públicos vulnerabilizados na folia momesca são os objetivos do curso que traz orientações aos profissionais para lidar com as vítimas em possíveis casos de violações de direitos e os encaminhamentos necessários. A ação, promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), aconteceu até hoje, no Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos - BEPE, localizado na Rua dos Radioamadores, S/N, Pituaçu, em Salvador.
Policiais civis, militares, bombeiros militares, peritos técnicos e guardas municipais de Salvador participam da formação, tanto na modalidade presencial como virtual, reunindo ao todo 640 profissionais. A abertura do curso contou com a presença de autoridades e representantes dos órgãos públicos que fazem do Comitê de Proteção Integral em Eventos Populares que destacaram a importância da atuação conjunta entre as Forças de Segurança e as Políticas de Direitos Humanos para um Carnaval de paz, respeito e inclusão para todas as pessoas. Junto com as Secretarias da Segurança Pública (SSP), Política para as Mulheres (SPM) e de Promoção da Igualdade Racial, dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), a formação se configura como uma tecnologia que vem para qualificar o atendimento a baianos, baianas e turistas durante a folia momesca.
“Direitos Humanos em eventos populares é um projeto constituído no carnaval de 2024 tem como objetivo aprofundar o debate sobre direitos humanos em grandes eventos populares. As equipes se distribuem durante o carnaval, identificam as violações, trazem para o núcleo central e dão os encaminhamentos necessários. Esse trabalho intersetorial e participativo é, sem dúvida, fundamental para consolidar ações conjuntas de promoção dos direitos humanos no Carnaval e durante todo o ano”, afirmou o chefe de gabinete da SJDH, Raimundo Nascimento.
“Hoje somos referência em segurança pública em grandes eventos. Mas precisamos avançar em tratar melhor a nossa sociedade. Precisamos avançar de como atender o cadeirante e de como abordar uma pessoa preta no circuito. A polícia militar é uma força a serviço do cidadão. Trabalhamos para a sociedade e precisamos melhorar esse atendimento para a nossa sociedade”, reiterou o subcomandante da Polícia Militar, Coronel Antônio Lopes.
Curso
‘Formas recomendáveis de abordagem policial à Crianças e Adolescentes, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN, trabalhadores’, ‘Enfrentamento a violência contra as mulheres, rede de proteção da mulher na Bahia, fluxo de atendimento para as mulheres’ e combate ao racismo e à intolerância religiosa’ foram os conteúdos abordados durante os dois dias de cursos. A formação faz parte do projeto ‘Direitos Humanos em Eventos Populares da Bahia’, de iniciativa da SJDH, que visa fortalecer o atendimento integral e em rede a públicos vulnerabilizados, como crianças, adolescentes, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas idosas, pessoas negras, pessoas com deficiência, trabalhadores/catadores/ambulantes e consumidores.
Plantão Integrado
No Carnaval 2026, o projeto é executado a partir do Plantão Integrado dos Direitos Humanos, que reúne órgãos públicos e entidades da sociedade civil para atuarem, de forma conjunta, na proteção e defesa dos direitos humanos, a partir do Comitê de Proteção Integral. As instituições operam no acolhimento, tratamento, registro e encaminhamento de denúncias de violações de direitos em postos instalados nos circuitos dos grandes eventos. No Carnaval de Salvador, os pontos focais são instalados na sede do Procon e no circuito Barra/Ondina que funcionarão entre os dias 12 e 17 de fevereiro. A campanha “Respeito é Nosso Direito!” leva para a avenida sua mensagem de respeito às diferenças e de combate a discriminações (racismo, LGBTfobia, capacitismo).
Recomendação Cidade baiana recebe recomendação do MP para coibir “baixaria” durante festa de carnaval antecipado
Manifestação Moradores bloqueiam pista em protesto contra Acelen entre Candeias e Madre de Deus
Agricultura familiar Governador participa da abertura da Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural
Segurança Pública Jerônimo destaca queda da criminalidade, investimentos em segurança e anuncia projetos estruturantes para Feira de Santana
Operação Monã Polícia Federal deflagra Operação Monã contra fraude previdenciária envolvendo falsa identidade indígena na Bahia
Chuva de granizo Chuva de granizo atinge zona rural de Luís Eduardo Magalhães 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 36°
Tempo nublado



