O município de Itiruçu, no Vale do Jiquiriçá, recebeu, neste domingo (25), a visita do governador Jerônimo Rodrigues, que realizou entregas, como o sistema de abastecimento de água, que integra cidades da região e garante mais segurança hídrica. A agenda contou ainda com a inauguração do novo Shopping Popular, a entrega de uma ambulância e de um veículo administrativo, e também de autorizações que reforçam o desenvolvimento e a qualidade de vida da população.
“A minha alegria é muito grande porque estamos garantindo água tratada na torneira das pessoas. Água do Paraguaçu, que antigamente era captada e levada para longe daqui para Salvador, para o Feira de Santana. Continua indo, mas agora o foco é o abastecimento aqui na região”, explicou Jerônimo.
A partir de agora, cerca de 77 mil moradores da sede e da zona rural de Planaltino, Maracás, Lagedo do Tabocal, Itiruçu e Jaguaquara já contam com água potável de qualidade. É que foi inaugurada a 1ª etapa do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que tem mais de 130 quilômetros de adutora, captando água do rio Paraguaçu, na cidade de Marcionílio Souza, e distribuindo para os cinco municípios. O equipamento foi implantado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que é ligada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento (SIHS). Na oportunidade, foi inaugurado o sistema de abastecimento de água de Itiruçu.
“Uma obra importante do governo do estado para garantir segurança hídrica à região, que há anos sofre com a seca. Somos um governo que cuida e trata o combate à crise hídrica com dedicação e prioridade”, disse a chefe de gabinete e secretária de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento em exercício, Camila Medrado.
Desenvolvimento urbano
Outra entrega importante foi o Shopping Popular Joana Oliveira de Novaes, no bairro Antônio Souza Leal, que chega para fortalecer o comércio local e movimentar a economia da cidade. Distribuídos em 15 boxes, os permissionários vão vender diversos produtos. O valor investido chega a R$ 1,3 milhão. O espaço, construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), oferece mais estrutura e dignidade para os trabalhadores, criando novas oportunidades de renda e tornando o centro da cidade mais organizado e atrativo para comerciantes e consumidores.
Outras entregas e autorizações
Para aprimorar e ampliar o atendimento médico na cidade, a Secretaria da Saúde (Sesab) entregou uma ambulância, um veículo administrativo, kit sala de estabilização e equipamentos hospitalares, com raio-x e processadora. A Sesab recebeu autorização para ceder equipamentos para o centro cirúrgico do Hospital Municipal Pedro Pimentel Ribeiro, dois veículos administrativos e uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Foram assinadas outras autorizações que impactam diretamente na mobilidade dos itiruçuenses, como a elaboração de projeto para pavimentar o trecho entre a BA-557 e o entroncamento da BA-250, passando pela Vila Geraldo Cerqueira, no Povoado Alto do Feto, e o distrito de Upabuçu. A intervenção, realizada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), vai proporcionar mais segurança a quem transita pela região.
“É mais uma obra do programa de interligação de distritos e povoados à malha rodoviária estadual, ligando três localidades à BA-250. Ela facilita o escoamento da produção agrícola para Itiruçu e para todo o Vale do Jiquiriçá, fortalecendo a economia regional e garantindo renda às famílias do interior”, destacou o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes.
Também para facilitar o deslocamento dos cidadãos, foi dada autorização para a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) dar início à licitação para calçamento de vias de acesso ao Assentamento Primavera; pavimentar e urbanizar a Vila Geraldo, no povoado Alto do Feto e calçar o acesso a creche de Upabuçu. Foram autorizadas também a construção do centro de alfabetização, na sede; de uma quadra poliesportiva em Upabuçu; além da construção e urbanização de praça no bairro Roberto di Gregório.
Por meio do programa Planta Bahia, foi realizado o plantio de uma muda de pau-brasil na Vila do Amor. A iniciativa, executada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), integra ações de reflorestamento e preservação dos recursos naturais no estado.
Tradição Caruru de Cosme e Damião mantém viva tradição cultural e religiosa na Bahia
Cachoeira Campanha Setembro Amarelo encerra 9ª edição com ampla mobilização no Recôncavo da Bahia
Caso Master Delação rejeitada de Vorcaro cita pagamentos a grupo de Wagner
Segurança Pública Bahia terá 34 mil profissionais de segurança mobilizados nas eleições, diz SSP
Chuvas na Bahia Mais de 30 cidades da Bahia entram em alerta para tempestades nesta quinta-feira
Recôncavo Baiano Incra corrige edital e amplia área de quilombo no Recôncavo 
Mín. 19° Máx. 33°
Mín. 19° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 32°
Tempo nublado


