A Bahia registrou redução no número de casos de arboviroses em 2025, quando comparado com dados de 2024. De acordo com dados da Sesab (Secretaria de Saúde do Estado), foram notificados 32.715 casos prováveis de dengue no estado, enquanto em 2024, foram notificados 232.645, uma redução de 86%.
Os óbitos por dengue também tiveram queda significativa. Em 2025, foram confirmados 14 óbitos, enquanto no mesmo período de 2024 o número chegou a 182, o que representa uma redução de 92,3%. Outro dado relevante é que o número de municípios em situação de epidemia foi zerado em 2025. Em 2024, eram seis.
Em relação à chikungunya, o estado contabilizou 2.562 casos prováveis em 2025, correspondendo a uma redução de 84,7% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 16.757 casos. Os indicadores de zika também apresentaram decréscimo: foram 305 casos em 2025, contra 1.192 no ano anterior, uma redução de 74,4%.
Medidas de prevenção e controle do Aedes aegypti
Apesar da redução dos casos em 2025, os cuidados devem continuar, principalmente em períodos como o verão, onde o aumento das temperaturas e chuvas frequentes aumentam o risco de proliferação do mosquito.
Algumas medidas simples podem reduzir o risco de infestação:
Dengue, Zika e Chikungunya
As arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti apresentam sintomas que, muitas vezes, se confundem, mas cada uma possui características próprias que ajudam no diagnóstico.
A dengue é conhecida por causar febre alta súbita, acompanhada de dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações.
O vírus da zika costuma causar febre baixa, erupções cutâneas (rash), coceira, conjuntivite (olhos vermelhos) e dores leves nas articulações e músculos. A doença é especialmente preocupante durante a gestação, pois a infecção pode causar malformações congênitas, como microcefalia, no bebê.
Já a chikungunya se caracteriza por febre alta acompanhada de dores articulares intensas, que podem durar semanas ou meses. Diferente da dengue, as dores articulares podem persistir por longos períodos, prejudicando a mobilidade de quem foi infectado.
Matrícula Matrículas da rede estadual terminam nesta terça-feira na Bahia
Bom condutor Mais de 15,2 mil motoristas da Bahia já tiveram CNH renovada automaticamente, diz Ministério dos Transportes
Bahia Nova Rodoviária da Bahia impulsiona desenvolvimento e muda a dinâmica urbana em Salvador
Afogamento Criança de 3 anos morre após se afogar em piscina no sul da Bahia
Reajuste Agerba reajusta tarifas de ônibus intermunicipais e taxa de embarque na Rodoviária; novos valores entram em vigor neste sábado
Aumento Viagem mais cara: Passagem de ônibus intermunicipal fica mais cara na Bahia; veja novos valores 
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 21° Máx. 27°
Chuva



