A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) avançou no projeto de implantação do impedimento semiautomático no futebol nacional e incluiu os dois principais estádios da Bahia no cronograma de vistorias técnicas. Barradão e Arena Fonte Nova devem receber ainda em dezembro a visita da empresa Genius Sports, responsável pela implementação da tecnologia no Brasil.
A etapa faz parte da fase inicial do processo, que prevê análises estruturais para definir os pontos de instalação dos equipamentos e a viabilidade técnica em cada estádio da Série A. Até esta terça-feira (16), nove arenas já passaram pela avaliação, em um trabalho conduzido em conjunto pela CBF e pela Genius.
No fim de novembro, foram vistoriados Nilton Santos, Maracanã, São Januário, MorumBIS, Arena Barueri e Neo Química Arena. Nesta semana, a equipe técnica esteve na Vila Belmiro. Além dos estádios baianos, também estão no cronograma de dezembro Mineirão, Arena MRV, Cícero de Souza Marques, Ligga Arena e Couto Pereira.
Concluída a fase de visitas, o projeto entra no período de testes, considerado essencial antes da adoção definitiva do sistema. A expectativa da CBF é iniciar a operação do impedimento semiautomático no Campeonato Brasileiro de 2026.
Durante a cerimônia do prêmio FIFA The Best, em Doha, o presidente da CBF, Samir Xaud, afirmou que a tecnologia representa um avanço para a arbitragem. “A implementação do impedimento semiautomático é um passo importante para tornar o futebol mais justo e preciso”, disse.
Responsável pelo Grupo de Trabalho da Arbitragem, Netto Góes afirmou que o projeto entra agora na fase de execução e destacou a importância do alinhamento com clubes e federações estaduais. Segundo ele, a iniciativa segue a diretriz de modernização defendida pela atual gestão da entidade.
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, também ressaltou a experiência da Genius Sports, que já atua em competições como a Premier League, como fator decisivo para o sucesso da implantação.
As visitas técnicas continuam em janeiro, com passagens por Beira-Rio, Allianz Parque, Arena do Grêmio, José Maria de Campos Maia, Baenão e Arena Condá. Com a inclusão de Barradão e Arena Fonte Nova, o futebol baiano passa a integrar diretamente o processo de modernização da arbitragem brasileira.
Bolsa Atleta 2026 Programa Bolsa Atleta 2026 tem inscrições abertas até sexta-feira
2ª Corrida Quilombo Distrito da Matinha recebe 2ª Corrida Quilombola com expectativa de até 800 atletas
Copa do Mundo Lula recebe Ancelotti e Infantino no Planalto para tratar da Copa do Mundo de 2027
Movilização Atletas baianos são mobilizados a fazer doação de sangue para reforçar banco de sangue da Hemoba
Redução de pena Justiça de SP autoriza redução de 160 dias na pena de Robinho
Clube de Barreiras Clube de Barreiras avança em processo de filiação à Federação Bahiana de Futebol 
Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 37°
Tempo limpo



