Foto: Corpo de Bombeiros / Paraná
As cidades de Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, no Paraná, foram atingidas por um tornado, nesta sexta-feira (7), e registraram ao menos cinco mortos e mais de 430 feridos, segundo informações da Defesa Civil do estado. O tornado foi causado por um ciclone extratropical que atingiu o Sul do Brasil. Registros mostram imagens de casas destelhadas, imóveis danificados e postes de energia derrubados durante a noite.
O tornado foi classificado preliminarmente como F2, segunda escala de maior força, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h. A Defesa Civil do Paraná informou que, ao menos, cerca de 80% da cidade de Rio Bonito do Iguaçu, localizada a 400 km de Curitiba, ficou destruída, com destelhamentos e colapso estrutural de algumas construções. A região, que ainda abrange as cidades de Candói e Laranjeiras do Sul, sofreu com muita chuva, vento forte e granizo.
Foto: Reprodução / Globonews
Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes e até as 19h desta sexta, mais de 3 mil imóveis da cidade estavam sem luz e a distribuição de água havia sido afetada. As autoridades estadual e municipal montaram um hospital de campanha para atender os mais de 400 feridos e a suspeita é de que hajam mais vítimas desaparecidas os escombros.
O governador do estado do Paraná, Ratinho Junior (PSD), informou, em nota, que a Defesa Civil e as forças de segurança estão mobilizadas e acompanham as cidades atingidas pelas tempestades. "A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade à toda população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente", publicou nas redes sociais.
O governo do estado anunciou que o governador já decolou, na manhã deste sábado, para uma visita na região. O governo federal também está acompanhando os trabalhos de resgate.
Sul do Brasil em alerta máximo! 🚨
— Jornal Razão (@jornalrazao) November 7, 2025
Tornado atingiu Rio Bonito do Iguaçu - PR pic.twitter.com/EAoyRXeZkA
Aedes aegypti Dia D de combate ao Aedes aegypti ocorre neste sábado em todo o país
Crime organizado Igualar facções a terrorismo prejudica inquéritos, diz relator de CPI
Segurança Pública Projeto de Sidônio para segurança pública enfrenta resistência no Governo Lula; saiba motivo
Decisão STF nega recurso de Bolsonaro e mantém pena de 27 anos na trama golpista
Prisão Bolsonaro está apavorado com a possibilidade de ir para a Penitenciária da Papuda
Apuração Zanin pede à PF investigação sobre vazamento de informações da Operação Sisamnes 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



