Terça, 21 de Outubro de 2025 13:06
75 9 9702 9169
Bahia Chuvas na Bahia

Chuva forte deixa mar agitado, provoca ventania e estragos em Salvador e interior da Bahia

Frente fria causou fortes chuvas em diversas cidades entre a madrugada de domingo (19) e esta segunda-feira (20).

21/10/2025 08h37
Por: Karoliny Dias Fonte: g1 Bahia

Chuva forte atinge Salvador e provoca fortes ventanias nesta segunda-feira (20) — Foto: Reprodução/TV BahiaChuva forte atinge Salvador e provoca fortes ventanias nesta segunda-feira (20) — Foto: Reprodução/TV Bahia

O tempo virou em Salvador e o acumulado de chuva previsto para todo o mês de outubro foi ultrapassado nas últimas 12 horas em diferentes bairros da capital baiana, nesta segunda-feira (20). Segundo informações da Defesa Civil (Codesal), as chuvas intensas devem seguir até a próxima sexta-feira (24).

Conforme o meteorologista do órgão, Giuliano Carlos, o tempo instável é consequência de uma frente fria que atingiu o estado. "Nas imagens de satélites nós conseguimos observar essa banda de nebulosidade, que é o que está influenciando no tempo aqui da capital baiana", afirmou.

O acúmulo de chuva esperado para outubro era de 91 mm, mas alguns bairros de Salvador já ultrapassaram essa expectativa. Os bairros de Boca da Mata (103 mm), Cajazeiras 8 (87 mm) e Nova Brasília (86 mm) registraram a maior incidência de chuva nas últimas 12 horas.

"Teremos a continuidade dessas chuvas moderadas a fortes, então a gente pode ultrapassar mais ainda essa normal climatológica de 91 mm", apontou o meteorologista.

Além de surpreender os soteropolitanos, as fortes chuvas levaram à suspensão parcial do sistema ferry-boat. A água do mar invadiu o convés do ferry Maria Bethânia, na tarde desta segunda-feira (20), e assustou os passageiros do sistema de transporte.

Diante da situação, que deixou o mar agitado na Baía de Todos-os-Santos, a Marinha do Brasil determinou a redução da capacidade de operação do sistema. Com isso, as embarcações disponibilizadas no início do dia foram reduzidas de quatro para duas.

A condição do tempo também acarretou a suspensão completa da travessia com lanchas entre Salvador e Mar Grande, assim como as viagens diretas com catamarãs para Morro de São Paulo.

Ventania derruba árvores e causa estragos no interior da Bahia

A mudança no tempo também afetou as cidades do interior da Bahia, que foram atingidas por fortes chuvas e ventanias entre a noite de domingo (19) e esta segunda-feira (21). Em Porto Seguro, no extremo sul, ao menos seis árvores caíram durante a madrugada, assustando moradores da cidade.

Postes, muros e vias da cidade ficaram destruídas com a queda das árvores e a Defesa Civil da cidade realizou uma série de atendimentos para liberação das ruas durante o dia. Porto Seguro e Teixeira de Freitas, também no extremo sul, ficaram sem energia devido às chuvas. Em nota, a Neoenergia Coelba afirmou que trabalha para reestabelecer o fornecimento.

Segundo informações da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, foram registrados 75 mm de chuva na madrugada e rajadas de vento de mais de 50 km/h. A previsão é de que o tempo instável siga até a sexta-feira (24), com previsão de ventos com 80 km/h.

Até o momento, Porto Seguro não teve registros de alagamentos ou deslizamentos de terra, mas a Defesa Civil da cidade recomenda que moradores de zonas de risco se desloquem para lugares mais seguros até o fim do período de tempestade.

Ventania causa estragos e derruba árvores em Porto Seguro — Foto: Reprodução/TV Santa CruzVentania causa estragos e derruba árvores em Porto Seguro — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Ainda em Teixeira de Freitas, um galpão inteiro chegou a desabar devido à ação da chuva e um toldo foi carregado pelo vento, invadindo o campus Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A situação causou estragos na rede elétrica da instituição de ensino, que ficou sem energia. As aulas foram suspensas por tempo indeterminado.

Chuva alaga ruas sem pavimentação em Vitória da Conquista e causa transtornos a moradores — Foto: Reprodução/TV SudoesteChuva alaga ruas sem pavimentação em Vitória da Conquista e causa transtornos a moradores — Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Já na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, ruas ficaram alagadas e atrapalharam o funcionamento do trânsito nesta segunda-feira. Além disso, ruas que não têm pavimentação ficaram esburacadas devido às fortes enxurradas.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais de 300 cidades do estado estão com alerta para chuvas fortes. Nesses locais, há possibilidade de chover até 100 milímetros em 24h. Além disso, a previsão é de ventos intensos, com rajadas de até 100 km/h.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.