Usuários de diferentes regiões do Brasil enfrentaram dificuldades para realizar transferências e pagamentos via Pix nesta segunda-feira (20). A falha, que afetou instituições financeiras de grande porte e fintechs, gerou uma onda de reclamações nas redes sociais e plataformas de monitoramento.
De acordo com o site DownDetector, que registra alertas sobre o funcionamento de serviços online, os primeiros relatos começaram por volta das 4h da madrugada, mas o número de notificações disparou ao longo da manhã, atingindo 272 queixas por minuto às 14h17. Os maiores volumes de reclamações foram registrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Fortaleza e Recife.
As instabilidades atingiram tanto bancos digitais quanto instituições tradicionais, como Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal. O Banco do Brasil também registrou aumento de relatos durante a manhã, mas informou que o serviço foi restabelecido no início da tarde.
Em nota, o Banco Central (BC) afirmou que "os sistemas administrados pelo BC funcionam normalmente" e que o órgão segue monitorando o desempenho das instituições financeiras participantes do sistema de pagamentos instantâneos. Até o momento, não foram detectadas falhas internas.
Apesar de o BC não confirmar qualquer relação direta, publicações especializadas em tecnologia apontam que o problema pode ter ligação indireta com uma falha nos serviços da AWS, plataforma de computação em nuvem amplamente utilizada por bancos e fintechs. A coincidência de horários entre as instabilidades levantou a hipótese de que o Pix tenha sido afetado por reflexos externos à sua própria infraestrutura.
Formigas-rainhas Formigas-rainhas viram “mercadoria” no Quênia durante estação de acasalamento
Pouso de emergência Motor de avião explode e piloto faz pouso de emergência em São Paulo
Medicamentos Medicamentos devem ficar mais caros a partir desta 4ª feira
Contestação INSS prorroga prazo por mais 90 dias para contestação de descontos indevidos
Desemprego Desemprego sobe para 5,8% em fevereiro, mas é o menor para o trimestre
Jornada Fim da escala 6x1 vai entrar na pauta da Câmara em maio 
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 29°
Chuva


