O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou nesta quinta-feira (9) a importância da nova unidade da BYD (Build Your Dreams), inaugurada em Camaçari, como símbolo da retomada industrial e da transição energética na Bahia e no Brasil. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, parlamentares e representantes da montadora chinesa.
Em seu discurso, Jerônimo lembrou a trajetória de Lula e o compromisso histórico do presidente com os direitos dos trabalhadorees. “Eu estava ali, emocionado, lembrando da sua imagem como líder metalúrgico, que tanto lutou pelos direitos dos trabalhadores. Hoje, sentado na cadeira de presidente, o senhor não esqueceu de nada daquilo. Está aqui, mais uma vez, fazendo história”, afirmou o governador.
Jerônimo ressaltou que a chegada da BYD à Bahia é fruto direto da confiança construída pelo governo brasileiro junto aos investidores internacionais. “Estive com o senhor, presidente, na China, em 2023, quando o senhor se comprometeu com o senhor Wang e toda a direção da BYD, garantindo um ambiente de negócios sustentável, seguro e juridicamente estável. Hoje, esse compromisso se transforma em realidade.”
Durante o evento, o governador também agradeceu a parceria de ministros, senadores, deputados e prefeitos na consolidação do projeto, e enfatizou o papel da Bahia na nova fase da industrialização nacional. “Essa unidade vai revolucionar a geração de empregos e marcar o processo de descarbonização da nossa economia. A Bahia está inserida nesse novo mapa do desenvolvimento, com energia eólica, solar, hidrogênio verde e biomassa”, disse.
Jerônimo ainda revelou que se reuniu na noite anterior com executivos da BYD para discutir novos investimentos e ampliação da fábrica. “O senhor Wang me perguntou sobre o porto, e eu garanti: vamos resolver. Também vamos antecipar a entrega da documentação para viabilizar a duplicação da unidade, que pode dobrar a produção de 150 mil para 300 mil veículos por ano.”
O governador aproveitou para destacar a hospitalidade baiana e anunciou a próxima agenda com o presidente em Maragogipe, onde será discutida a reativação do Estaleiro Enseada, com participação da Petrobras. “A Petrobras vai voltar a investir na Bahia. Esse estaleiro chegou a gerar até seis mil empregos, e vamos retomar essas oportunidades com a política de neoindustrialização liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.”
Encerrando o discurso, Jerônimo reforçou a importância da parceria Brasil–China e da liderança de Lula na reconstrução do país. “O senhor tem dito que seria mais fácil construir um país novo do que reconstruir o que recebeu. E nós sabemos que o senhor está fazendo isso por amor à pátria. Viva o presidente Lula, viva a relação do Brasil com a China, viva a BYD e os trabalhadores da Bahia.”
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online
Operação Zargun TRF-2 mantém prisão de TH Joias e outros cinco investigados da Operação Zargun
Concurso Justiça suspende concurso público de Santanópolis por suspeita de fraude 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo



