O governador Jerônimo Rodrigues (PT) recuou e pediu a retirada de dois projetos em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) que tratavam sobre a instalação de um comitê voltado para a agricultura e a concessão de créditos para a concessionária de gás canalizado.
As solicitações foram encaminhadas à casa legislativa na última segunda-feira, 15, mas publicada no Diário Oficial do Legislativo (DOL) de hoje, 16. Uma das justificativas para a retirada, de acordo com o petista, deve-se a um ajuste técnico.
Em nota, a Casa Civil afirmou que a solicitação se deu apenas para “a realização de ajustes técnicos” e que as matérias serão reapresentadas em breve.
A suspensão temporária das proposições aconteceu no mesmo dia em que elas completaram 45 dias de tramitação no Legislativo, deste modo, sobrestaria a pauta, isto é, impediria o avanço de outras propostas na casa.
A Casa Civil justifica a medida como “etapa normal do processo legislativo que busca assegurar maior precisão técnica”.
Entenda as propostas retiradas
PL 25.860/25
O projeto em questão trata sobre a destinação dos créditos oriundos de disputas judiciais pela Concessionária Estadual de Gás Canalizado. Em vez de usar esse dinheiro apenas para si, a proposta é que a empresa de gás use para beneficiar a população, por exemplo:
Reduzindo a tarifa de gás: Os valores poderiam ser usados para pagar dívidas que, de outra forma, poderiam acabar aumentando o preço do gás para o consumidor.
Amortizando investimentos: A empresa poderia usar o dinheiro para abater o custo de novos projetos, o que, no futuro, resultaria em uma tarifa mais baixa.
Investindo em infraestrutura: O dinheiro seria usado para expandir a rede de distribuição de gás, levando o serviço para mais cidades do estado.
PL 25.888/2025
Este projeto, por sua vez, refere-se a implantação de comitê de gestão para monitorar a agricultura urbana e periurbana, que estão relacionadas da seguinte forma:
– as etapas de produção, processamento, distribuiqao e comercializagao de alimentos, de plantas medicinais, de plantas aromaticas e ornamentais, de fitoterapicos e de insumos, para o autoconsumo ou a comercializão.
A ação será monitoradas pelas secretarias estaduais, como:
I – Casa Civil, por meio da Coordenação Geral de Ações Estratégicas de Combate a Fome – CGCFOME;
II – Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR;
III – Secretaria de Assistencia e Desenvolvimento Social – SEADES;
IV – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE;
V – Secretaria da Agricultura, Pecuaria, Irrigação, Pesca e Aquicultura – SEAGRI;
VI – Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR;
VII – Secretaria do Meio Ambiente – SEMA;
VIII – Secretaria de Ciencia, Tecnologia e Inovação – SECTI.
Merenda Escolar Secretaria de Educação Emite Nota Técnica em relação a Merenda Escolar
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população
Câncer de pulmão Bahia recebe primeiro centro de referência no tratamento do câncer de pulmão do Brasil
Novo empréstimo Governador da Bahia encaminha à AL-BA pedido de autorização para empréstimo de R$ 2 bilhões junto ao Banco do Brasil
Salvador Em áudio enviado para colegas, professora conta como quase foi envenenada por alunos na Bahia: “Não aceitem nada deles”
Clima e tempo Ciclone extratropical provoca chuva na Bahia nesta quinta-feira 
Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva



