Quinta, 04 de Setembro de 2025 12:23
75 9 9702 9169
Educação Educação

Secretária de Educação de Santo Amaro esclarece polêmica sobre o desfile de 7 de Setembro

Marília Rocha, lembrou que estamos na Semana da Pátria e na cidade ela se inicia no distrito de Pedra com desfile de todas as escolas que fazem parte da regional.

04/09/2025 08h00 Atualizada há 4 horas
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Marília Rocha - Foto: Arquivo Pessoal
Marília Rocha - Foto: Arquivo Pessoal

A secretária de Educação de Santo Amaro, Marília Rocha, lembrou que estamos na Semana da Pátria e na cidade ela se inicia no distrito de Pedra com desfile de todas as escolas que fazem parte da regional. O próximo é o de Oliveira dos Campinhos, onde haverá bandas e as crianças para mostrar o civismo e o respeito dos nossos alunos com a comunidade. “Seguiremos dia 5 no Bangala pela primeira vez, a tarde em São Brás e no dia 7 de Setembro pela manhã o desfile será em Acupe e o fechamento com um grande desfile em nossa sede às 15h”.

Para o feriado de Independência, todas as bandas foram convidadas. “Será um desfile belíssimo. Quero destacar que o 7 de Setembro é um evento de nossa Secretaria e por isso os nossos alunos são os protagonistas com o brilho das bandas de fanfarras do nosso município e durante o hasteamento com a participação das filarmônicas tanto na sede como em Acupe para abrilhantar ainda mais nosso desfile”.

Sobre a polêmica com questionamentos sobre a Guarda Mirim da cidade, a secretário disse que convidou todas as bandas e os grupos que fizeram parte do desfile, como o Clube dos Desbravadores e a Guarda Mirim. “Já fui responsável pela Guarda Mirim e sempre dei todo o aparato e apoio ao grupo e sei que ele tem relevantes serviços social prestado a comunidade com o trabalho que é feito com esses jovens. Convidamos para participar do desfile, eles aceitaram e depois publicaram uma nota sem nos comunicar dizendo que não participariam mais. A justificativa para a não participação foi a posição que a Guarda Mirim foi colocada”.

Marilia disse que o desfile segue uma cronologia dos fatos e a Guarda Mirim está no meio do desfile. “Mas não porque escolhemos posições dos grupos e sim porque colocamos, com base no tema do desfile, quem se adequava em cada ala. Esse ano trabalharemos com o tema gerador “Do 14 de Junho ao 2 de Julho” mostrando a questão de Santo Amaro e da Bahia na construção da Independência do Brasil. A Guarda Mirim está na ala mais importante do desfile que é o 2 de Julho”.

Ela negou que existe retaliação por parte do Prefeito Flaviano Bomfim, da Prefeitura ou da Secretaria. “Sabemos valorizar e reconhecer o que é de Santo Amaro”. Outra presença será a da banda Marcial da COBRAC, que abrilhantará o desfile, assim como a Bomasa, a Famusa, São José, Bomac, Bomasc. “Todas as bandas foram convidadas. Estamos há tempo organizando para os nossos alunos que serão as estrelas do desfile”.

Os fardamentos escolares que foram disponibilizados receberam inúmeras críticas. “Na gestão passada, só em 2022 foi fornecido fardamento. Fizeram um lançamento dias antes da eleição de deputado. Ela responde ainda a processo por ter colocado o seu logotipo nesse fardamento que não pode ter. Fizemos um levantamento, rodar licitação porque não existia contrato para fardamento e hoje toda a rede será contemplada. Estamos organizando coisas maiores para o início do próximo ano letivo e quero que a população fique em paz porque esses são apenas os nossos primeiros passos”.

Novas creches serão construídas na cidade. “Sabemos que o número de creches não atende a nossa realidade de número de crianças que temos no município. Mas tenho certeza que os frutos serão colhidos pela população”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.