A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica participou, nesta quinta-feira (14), do Bahia Export – Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes, um dos principais eventos do setor na Bahia. Claudio Villas Boas, CEO da Concessionária, apresentou a palestra “Ponte Salvador-Itaparica: Novo Eixo Logístico e de Integração da Bahia”, contextualizando a importância do projeto para a interconexão estadual.
Na apresentação, Villas Boas ressaltou o papel estratégico do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica como um eixo logístico que será capaz de integrar regiões e impulsionar a competitividade econômica do estado. “Estima-se que 20% dos usuários da BR-324 devem optar pela nova ligação, reduzindo distâncias e custos logísticos”, afirmou.
Com extensão total de 46,8 quilômetros, o Sistema será implantado com base em normas internacionais e a partir de estudos técnicos realizados em parceria com instituições como Universidade de São Paulo (USP), Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Marinha do Brasil, Práticos e Governo da Bahia.
Entre os diferenciais técnicos do projeto, Villas Boas citou o dimensionamento do vão central (482 metros), planejado para o deslocamento de grandes embarcações; os pilares centrais – trecho estaiado – com 218 metros de altura; e um novo canal de acesso ao Porto de Salvador, que otimizará o fluxo marítimo.
Sobre o novo Sistema Viário na capital baiana, conectado à Via Expressa na região entre Água de Meninos e a Calçada, o CEO detalhou que foram analisadas 15 alternativas de conexão. “Adotamos a que se mostrou mais adequada do ponto de vista social, ambiental e econômico”, completou.
Claudio Villas Boas também reforçou que a Ponte Salvador-Itaparica é um projeto estruturante para o futuro da logística na Bahia. “Ao integrar regiões hoje separadas por grandes distâncias, ampliamos mercados, reduzimos custos de transporte e criamos as condições para o início do novo ciclo de desenvolvimento econômico no estado”.
Novas regras CNH na Bahia pode ficar mais acessível, 67% mais barato e com metade do tempo
IBGE Censo 2022: IBGE revela dados das línguas originárias na Bahia
Segurança Pública OAB reconhece importância do Plano do Governo da Bahia para reduzir a letalidade policial
Apreensão PRF apreende 109 kg de maconha em Simões Filho e prende dois motoristas; um dos carros funcionava como “batedor”
Cachoeira Flica 2025: Governo do Estado promove cultura, educação e fortalecimento do afroempreendedorismo na maior festa literária do Norte/Nordeste
Prioridades Governo Federal inclui trechos baianos das BRs-116 e 324 em lista de projetos prioritários para investimentos 
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsas



