O prefeito de Serra Preta, Franklin Leite, falou sobre a Festa do Vaqueiro do distrito do Ponto, que acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto. Segundo o prefeito, os preparativos estão a todo vapor. “Convido a todos para se fazerem presentes nessa grande festa cultural e tradicional, a maior da região. Teremos algumas atrações como Toque Dez no sábado, dia 30. Essa não é uma festa da Prefeitura, ela é da população. A Prefeitura entra como um colaborador. A cultura dos vaqueiros é preservada por eles mesmos que lutam por isso e eu, como gestor, me sinto na obrigação de contribuir”.
Franklin disse que sabe que existem muitas dificuldades financeiras do município do porte de Serra Preta que sobrevive do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Não temos arrecadação própria significativa que dê para realizarmos tudo que temos vontade, mas na medida do possível abraçamos essas festas culturais porque entendemos que a população é dona delas e precisamos ser colaboradores”.
Ele ainda elogiou o governador Jerônimo Rodrigues por ser municipalista e pela vontade que tem de trabalhar pela Bahia. “Ele atende a todos os prefeitos, independente da quantidade de habitantes em sua cidade. Ele contempla a todos os 417 municípios da Bahia e dessa vez não é diferente. Serra Preta recebe um kit para produtores. Estamos vendo a caminhada dele em prol dos municípios do porte do nosso e ficamos felizes porque queremos ter visibilidade junto ao governo para que nossas famílias sejam acolhidas e contempladas com aquilo que o Governo do Estado possa oferecer”.
Com seis meses do seu segundo mandato, Franklin disse que tem trabalhado incansavelmente para levar mais investimentos e ações para a cidade que possam garantir melhores dias para a população. Ele faz parte da base do Governo do Estado e tem levado projetos e demandas do município para que sejam atendidos dentro da medida do possível. “E estamos sendo atendidos. Fomos contemplados com uma ambulância 0km e uma van PFD, indicações do deputado estadual Vitor Azevedo, com um veículo pequeno, indicação do deputado Osnir Cardoso. Um micro-ônibus chegará no mês de agosto, indicação do senador Jaques Wagner”.
Nas próximas eleições, Franklin tem levado seus deputados para a cidade para a população conhecer o seu trabalho. “Antes de votar em Vitor, ele já tinha ações dentro do município. Ele é um deputado estadual muito atuante, está muito presente em nosso município e ficamos muito felizes quando ele indica algum investimento ou obra para atender nosso povo. Já tivemos kits produtivos, máquinas agrícolas, pavimentações. Da mesma forma o deputado estadual Osnir Cardoso, apoiado pelos meus adversários no passado e hoje é meu amigo político, aliado e todo o seu grupo, vem trazendo muitas ações abraçando nossa gestão e será também deputado do nosso grupo”.
Tem ainda dois deputados federais: Otto Filho e Neto Carletto, que tem ajudado com emendas para a cidade, sobretudo na saúde. “Estamos juntos nessa caminhada assim como com os senadores Angelo Coronel e Jaques Wagner para trabalhar mais para a população de Serra Preta”.
Na zona rural, composição de 70% do município, o prefeito diz que a geografia do município é um tanto diferente, já que a sede da cidade consegue ser menor que quatro distritos e alguns povoados. “Municípios com essa modalidade é difícil de governar porque você precisa direcionar benefícios para as comunidades maiores, mas não pode esquecer a cidade. Temos que fazer um jogo de cintura enorme. Estamos nessa missão, é um trabalho árduo, mas que fazemos com satisfação e carinho, zelando sempre pelo patrimônio público e pelo povo”.
Sua relação com a Câmara de Vereadores é boa desde o seu primeiro mandato. “Matemos uma relação institucional muito saudável onde entendemos que os interesses da população são maiores que os nossos. Temos um entendimento de forma igualitária entre eu, como prefeito, e os 11 vereadores que precisamos nos unir para lutar pelo povo de Serra Preta”, finaliza.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsas