O senador Ciro Nogueira (PP-PI), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), usou as redes sociais para mandar recado ao presidente Lula (PT) em meio a proximidade da aplicação da nova tarifa de 50% nas exportações brasileiras anunciada pelo americano Donald Trump. A medida entrará em vigor no dia 1º de agosto.
“É seu dever ao menos telefonar para a Casa Branca antes e, mesmo se acreditar, tentar cumprir o papel de representante do Brasil. Sua omissão, neste episódio, jamais será entendida como soberana”, escreveu Ciro, na manhã desta segunda-feira, 28.
O presidente do PP a nível nacional criticou a postura do governo, classificando a situação como considerou “ideologia e jogo político” em meio a uma crise diplomática e a guerra comercial entre os países. Além disso, ele também cobrou um possível acordo entre a Casa Branca e o Palácio do Planalto.
“União Europeia, Japão, Reino Unido, China e Filipinas já fecharam seus acordos porque seus líderes não apostaram no “nós contra eles” e agiram com pragmatismo”, afirmou Nogueira.
Ele ainda completou dizendo: “Presidente Lula, não é humilhação ligar para o presidente dos EUA. É obrigação. Sobretudo quando se trata de defender o interesse nacional dos brasileiros. O “cara” ligaria para Trump. Não cometa esse erro histórico”.
Acordo comerciais
Um dos motivos do progressista mencionar as outras nações deve-se ao anúncio feito por Donald Trump no último domingo, 27, sobre um acordo comercial com a União Europeia.
Nesse sentido, os produtos passarão a ser taxados em 15% e não mais em 30% como havia sido imposto anteriormente.
A nova tarifa também se aplica a automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos. No entanto, o aço e o alumínio seguem com sobretaxa de 50%.
Trump se reuniu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Escócia. Segundo o norte-americano, a UE investirá US$ 600 bilhões nos EUA e firmará acordos para compra de energia e equipamentos militares norte-americanos.
O trato foi firmado nas vésperas da adoção da nova taxação, prevista para o próximo dia 1º de agosto.
Veja publicação
Presidente Lula, aqui não fala um opositor político. Fala um brasileiro, representante do povo brasileiro. Há indicações claras de que o presidente Trump irá tarifar o Brasil em 50%. É seu dever ao menos telefonar para a Casa Branca antes e, mesmo sem acreditar, tentar cumprir o…
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) July 28, 2025
Passagens Passagens internacionais para a Bahia crescem mais de 40% no Carnaval e superam média nacional
Redes sociais Redes sociais concentram 78% das fraudes digitais no Brasil em 2025, aponta Serasa
Relações de trabalho PGR defende legalidade da pejotização e competência da Justiça comum para analisar contratos
Entregas Lula e Jerônimo Rodrigues entregam investimentos na Bahia
Brasil Não há mais razão para manter escala 6x1 e jornada de 44h, diz senador
Tensão Código de Ética do STF gera tensão entre Fachin e Moraes 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 37°
ChuvaMín. 22° Máx. 36°
Chuva



