Terça, 29 de Julho de 2025 00:53
75 9 9702 9169
Brasil Desafio

Senador desafia Lula nas vésperas do tarifaço: Ligue para Trump ou cometa erro histórico

Nova tarifa entra em vigor no dia 1º de agosto.

28/07/2025 08h33
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.Ba
Senador desafia Lula nas vésperas do tarifaço: Ligue para Trump ou cometa erro histórico

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), usou as redes sociais para mandar recado ao presidente Lula (PT) em meio a proximidade da aplicação da nova tarifa de 50% nas exportações brasileiras anunciada pelo americano Donald Trump. A medida entrará em vigor no dia 1º de agosto.

“É seu dever ao menos telefonar para a Casa Branca antes e, mesmo se acreditar, tentar cumprir o papel de representante do Brasil. Sua omissão, neste episódio, jamais será entendida como soberana”, escreveu Ciro, na manhã desta segunda-feira, 28. 

O presidente do PP a nível nacional criticou a postura do governo, classificando a situação como considerou “ideologia e jogo político” em meio a uma crise diplomática e a guerra comercial entre os países. Além disso, ele também cobrou um possível acordo entre a Casa Branca e o Palácio do Planalto.

“União Europeia, Japão, Reino Unido, China e Filipinas já fecharam seus acordos porque seus líderes não apostaram no “nós contra eles” e agiram com pragmatismo”, afirmou Nogueira. 

Ele ainda completou dizendo: “Presidente Lula, não é humilhação ligar para o presidente dos EUA. É obrigação. Sobretudo quando se trata de defender o interesse nacional dos brasileiros. O “cara” ligaria para Trump. Não cometa esse erro histórico”.

Acordo comerciais

Um dos motivos do progressista mencionar as outras nações deve-se ao anúncio feito por Donald Trump no último domingo, 27, sobre um acordo comercial com a União Europeia.

Nesse sentido, os produtos passarão a ser taxados em 15% e não mais em 30% como havia sido imposto anteriormente.

A nova tarifa também se aplica a automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos. No entanto, o aço e o alumínio seguem com sobretaxa de 50%.

Trump se reuniu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Escócia. Segundo o norte-americano, a UE investirá US$ 600 bilhões nos EUA e firmará acordos para compra de energia e equipamentos militares norte-americanos.

O trato foi firmado nas vésperas da adoção da nova taxação, prevista para o próximo dia 1º de agosto.

Veja publicação

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.