Terça, 29 de Julho de 2025 00:35
75 9 9702 9169
Feira de Santana Feira de Santana

Nova UBS de Porte III começa a ser construída no bairro Registro

Unidade deve atender até 21 mil pessoas e será a maior UBS da cidade em estrutura física, com capacidade para abrigar até seis equipes de Saúde da Família.

28/07/2025 08h14 Atualizada há 15 horas
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Foto: Boca de Forno News

A Prefeitura de Feira de Santana realizou, neste domingo (27), a solenidade de assinatura da ordem de serviço e início das obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte III, que será construída no Complexo Urbanístico Jardim Brasil, bairro Registro. O ato foi conduzido pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, ao lado do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, demais secretários, vereadores, lideranças comunitárias e moradores da região.

A unidade será a maior UBS da cidade em estrutura física, com capacidade para abrigar até seis equipes de Saúde da Família, podendo atender, gradualmente, até 21 mil pessoas. A obra representa um investimento superior a R$ 2 milhões e tem previsão de entrega em um ano. O prefeito José Ronaldo afirmou que essa unidade pode abrigar até seis PSFs dentro dela e nasce entre através de um convênio entre Prefeitura e o Ministério da Saúde.

“Essa unidade vai beneficiar muito essa região na área da saúde e a previsão de conclusão da obra é de 12 meses. Esse é um momento feliz ao lado das Secretarias de Saúde e de Planejamento, da Superintendência de Obras. É um domingo de trabalho e de realizações”.

A quantidade de condomínios que tem o bairro em questão dificulta o trabalho da administração municipal. “Porque você aumenta a limpeza e iluminação pública, avenidas, ruas, unidades de saúde, creche, escolas, transporte, aumenta tudo. Porque essa população que está morando nessa imensidão morava na cidade em outros bairros. Saíram de lá e vieram para cá. Com esse deslocamento é preciso fazer todo esse trabalho. A despesa da Prefeitura aumenta mais”.

Tapa buracos

Mesmo com chuvas, a operação tapa-buracos na cidade nunca parou, ressalta o prefeito. “Quem roda a cidade pode perceber. Não estou dizendo que está bom, mas estamos dando manutenção mesmo com chuva. É difícil, é complicado, a qualidade não fica boa, mas a meteorologia diz que a partir de agosto teremos pouca chuva e muito frio e assim faremos as ações”.

Nas estradas dos distritos, Ronaldo diz que 80% de Bonfim de Feira, Tiquaruçu e Jaguara. “Mas em Maria Quitéria e Humildes estamos com dificuldade. O importante é que posso dizer que hoje estamos equipados para fazer as estradas. O sol abriu vamos fazer isso”.

Artêmia Pires

A obra está orçada em torno de R$ 2,2 milhões e visa o crescimento da região em que ela está sendo construída. Outras unidades não estavam mais comportando a quantidade de pessoas. Essa é uma escolha estrategicamente feita. “A próxima fase é para a região do Papagaio”.

Ronaldo afirma ainda que o projeto executivo da Av. Artêmia Pires está pronto, assim como o do esgotamento sanitário através da Embasa. “Estamos acompanhando o processo do empréstimo de um banco que já o aprovou e está em fase final em órgão federal de fiscalização em Brasília e acompanhado pelo Ministério da Fazenda. Espero em breve que esse processo esteja concluído e que o empréstimo seja liberado para que possamos publicar a licitação. Os juros são abaixo de 5% ao ano”.

Secretário de Saúde

Foto: Boca de Forno News

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, falou sobre o empreendimento. Porte III porque abriga até três equipes de atenção básica e tem uma abrangência de mais ou menos 3500 pessoas podendo chegar a acolher 21 mil com conforto e tranquilidade dentro dos princípios do Ministério da Saúde. “Trabalhamos todos os dias para que os benefícios sociais cheguem até a população. Essa região cresceu muito e temos acompanhado fazendo investimentos aqui”.

Um equipamento como esse depois de pronto pode empregar mais de 40 pessoas, foram os agentes comunitários de saúde e outras forças agregadas como a equipe multidisciplinar. Uma creche será construída ainda nas proximidades. “Isso para mostrar que saúde e educação são prioridades do governo. São muitos desafios dentro da gestão pública e Feira de Santana não é diferente já que é uma cidade complexa, mas não tenham dúvidas de que estamos trabalhando todos os dias para que as pessoas tenham serviço público de qualidade”.

Falta de medicamento

A falta de medicamentos em alguns postos de saúde tem sido uma reclamação da população. O secretário afirmou que para comprar precisa ter contrato e para ter contrato é preciso ter licitação. “Infelizmente não tínhamos licitação vigente quando assumimos. Precisamos fazer todo esse processo para comprar. Isso demora. Vários medicamentos já foram comprados, mas não conseguiu suprir 100%. Acreditamos que até o final do ano teremos isso totalmente contornado”.

A Secretaria de Saúde volta a ser na Av. João Durval. “Estamos finalizando o projeto para que possa ser licitado e façamos uma Secretaria de Saúde mais moderna, acessível e as pessoas possam ter serviços com melhor qualidade”.

Moradores

Sielinton Santana de Jesus - Foto: Boca de Forno News

Sielinton Santana de Jesus, morador Jardim Brasil, comemora a chegada da UBS. “Ela será muito importante para a comunidade e o nosso crescimento. Já moro aqui há seis anos e quando precisamos de atendimento vamos para Jaíba ou outra unidade aqui próxima. Agora vai melhorar tudo”.

Ana Paula Cordeiro - Foto: Boca de Forno News

A moradora Ana Paula Cordeiro também acha importante da nova UBS. “Hoje precisamos nos deslocar para outras unidades de saúde que são longe daqui. Ir para o centro, por exemplo, são 20 minutos para irmos e 20 para voltar. Em caso de emergência será muito importante aqui para nós, principalmente para quem tem filhos e idosos”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.