O site Boca de Forno News conversou com o prefeito da cidade de Antonio Cardoso, Jocivaldo dos Anjos, que recentemente esteve fazendo agenda na França. Ele disse que foi apresentar a cidade ao país e conseguir investimentos. “Estivemos na Embaixada Francesa, na Unesco, que tem um prédio grande na França. Estivemos ainda no parlamento, chamado de distrito, em seis prefeituras distintas e com algumas fundações. Foi muito positiva a viagem”, disse.
A ideia principal do prefeito em ir a França foi buscar investimentos em infraestrutura para Antonio Cardoso. “Todos sabem, e falo isso com um pouco de tristeza, que Antonio Cardoso tem apenas 6% da sua população com carteira assinada. Não temos um hotel ou pousada, indústrias ou fábricas grandes e não temos também prédios públicos. Nossa busca principal foram investimentos nessa linha”.
A receptividade foi muito mais positiva do que ele esperava. “Não esperava que fosse ruim, mas eu tinha uma expectativa e ela foi superada. Conseguimos dialogar para trazer investimentos para qualificar nossa Lagoa de Santo Estêvão Velho e também uma lagoa da sede. Conseguimos ainda dialogar para a construção de uma midiateca, ligada mais para a parte de tecnologia, para a construção do Centro Municipal de Convenções. Esses foram os três investimentos mais robustos, mas também tivemos outros”.
O interessante para ele é que a cidade entra em uma agenda global. “Saí da França no sábado e como desdobramento já tive agenda em Brasília na segunda-feira para uma reunião com a Unesco. Já vamos participar também de uma agenda no dia 10 de junho, e do Brasil só terá participando São Paulo e a nossa cidade de Antonio Cardoso. Nosso desafio agora é a língua. Sentei com meu secretariado para que eles comecem a fazer cursos de idioma. Francês e inglês, a princípio. Daqui há uns cinco anos será o mandarim”.
Os investimentos são buscados agora, mas para uma cidade que quer crescer tem que dialogar com todos os países, inclusive a China. “Já fizemos isso com a França e tem ações que podem acontecer esse ano ainda no campo de capacitação, formação e idiomas. No campo de infraestrutura, sentaremos para elaborar os projetos técnicos, executivos, arquitetônicos e de engenharia para apresentarmos, dialogar e depois fazer a pactuação para investimentos”.
Em Antonio Cardoso existem o Rios Paraguassu, Jacuípe, Curimataí e Cavaco e ele quer utilizar esse potencial hídrico para o turismo. “Além disso, descobrimos com a Unesco que eles têm o que se chama de “Rota da Escravidão” e estão fazendo isso no mundo todo sobre a Diáspora Africana. Em nossa cidade, muitos negros vinham escravizadas de Cachoeira e a nossa praça era palco de venda dessas pessoas. Vamos fazer esse movimento para haver a possibilidade de construirmos o nosso Museu Municipal e o povo conhecer a sua história”.
É assim na França, ressalta o prefeito. “É muito forte na França o culto a história, a identidade. Andamos pelas praças em Paris e tem a rota que foi feita para a queda da Bastilha, por exemplo. Aqui, nós temos que saber o motivo de nossas localidades terem certos nomes, onde nosso povo habitou. Queremos ser um espaço de turismo e visitação, mas também ser um espaço de fortalecimento da identidade local”.
São João e São Pedro
O prefeito falou ainda como será o São João e São Pedro da cidade. Ele acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de junho na sede da cidade e 28 e 29 de junho em Santo Estêvão Velho. “Está tudo definido. Ficaram apenas algumas coisas para terminarmos de pactuar. Será uma festa com uma ornamentação bonita. Nosso povo é acolhedor. Teremos artistas de renome nacional como Devinho Novaes, Seresta do Rasta, muito forró e os artistas da terra. Espero todos lá de braços para fazer uma festa bonita, de muita paz e alegria”, finaliza.
Pesquisa Paraná Pesquisas: Para 45,8% dos brasileiros, segurança pública piorou no governo Lula
Política Deputados baianos viajam para Paris com despesas pagas pela ALBA
Prefeito de Maragogi Prefeito de Maragogipe retira mais de R$ 1,5 milhão da educação para quitar dívidas e pagar consultorias
Fake News Vereador acusa prefeito de São Francisco do Conde de tentar confundir população sobre retorno do programa “Pão na Mesa”
Eleições 2026 Coronel suscita indicar Eleusa Coronel na vice de Jerônimo, mas “relação” com MDB prevalece com aceno a prefeitos
Política Geddel aposta em vitória de Jerônimo ainda no 1º turno e questiona candidatura de ACM Neto 
Mín. 18° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 30°
Chuvas esparsas



