O governador Jerônimo Rodrigues confirmou que fará parte da comitiva do governo federal que vai acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na China, na próxima semana.
No país asiático, o presidente cumprirá agendas nos dias 12 e 13 de maio, onde vai participar da Cúpula entre China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Antes disso, Lula vai a Moscou, na Rússia, participar das celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na segunda guerra mundial, a convite do presidente Vladimir Putin.
A ida do chefe do Executivo baiano terá como principal objetivo conseguir a assinatura do contrato das empresas China Railway 20th Bureau Group Corporation (CRCC20) e China Communications Construction Company (CCCC) para o início das obras da Ponte Salvador-Itaparica. As duas estatais chinesas formam o consórcio responsável pela construção do equipamento.
Caso a missão tenha um saldo positivo com o aval dos chineses, a obra terá início dentro do prazo de um ano e terá mais cinco para ser entregue. O custo total estimado é de R$ 10,42 bilhões.
Em Pequim, Jerônimo também deve buscar investimentos e formalizar parcerias em outras áreas. Mais detalhes sobre a viagem serão apresentados pelo governador no seu podcast, Fala Jero na noite desta segunda-feira, 5.
Uma outra etapa importante do projeto foi concluída há pouco mais de um mês, no início de abril, quando foi finalizada a etapa de sondagem para a construção da ponte na Baía de Todos-os-Santos (BTS), após 12 meses de trabalhos.
A investigação do solo é a primeira do Brasil a chegar a 200 metros de profundidade para coletar material intacto, permitindo definir com precisão as fundações da estrutura. Com a conclusão desta etapa, o próximo passo será a finalização do projeto de fundações da ponte pela Concessionária e a mobilização dos canteiros de obras.
A expectativa do governo é que o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de toda a Bahia, com geração de sete mil empregos. Serão contemplados 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios.
Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, conforme análises apresentadas pela Concessionária, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz.
 Cachoeira  Promotoria cobra esclarecimentos sobre contrato com Santa Casa e Secretaria de Saúde de Cachoeira não se manifesta 
 Bahia  Jerônimo Rodrigues destaca eficiência da cooperação entre os poderes durante reunião com ministro Edson Fachin 
 Ações  Prefeitura de Cachoeira realiza Feira de Saúde na Feira Livre, em alusão ao Outubro Rosa 
 Clima quente  Bahia tem duas das cidades mais quentes do país; saiba quais 
 SAJ Aposta do Recôncavo da Bahia leva bolada de R$ 18 milhões 
 Bahia  Vice-governador Geraldo Júnior destaca importância do II Fórum Internacional de Ciências Policiais 
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 35°
Chuvas esparsas



