O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta terça-feira (22) que o Brasil está próximo do pleno emprego. A taxa de desocupação do país foi de 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro. A mínima histórica foi no trimestre encerrado em novembro, quando foi de 6,1%.
“Por diversas métricas que você possa medir, seja relativas a mercado de trabalho, seja a nível de atividade dos diversos setores, o que a gente passa a assistir é que a economia brasileira mostra um dinamismo excepcional e que ela está bastante aquecida”, declarou o presidente do BC aos senadores.
De acordo com ele, a renda disponível das famílias aumentou 22% entre dezembro de 2021 e dezembro de 2024 — a maior alta em três anos da série histórica. Ele também mencionou que o crédito bancário representa quase 55% do PIB, um dos maiores percentuais da história recente.
Apesar do cenário positivo no emprego, Galípolo chamou atenção para o comportamento da inflação, que segue elevada e disseminada entre diferentes segmentos. Em sua apresentação, ele destacou que os preços continuam acima da meta contínua de 3% ao ano, com aumentos registrados em bens industriais, serviços, preços administrados e alimentação em domicílio. Segundo ele, há uma persistente desancoragem das expectativas do mercado.
Feira de Santana Governo da Bahia autoriza segunda etapa de requalificação do Centro Industrial do Subaé em Feira de Santana
Reajuste salarial Salário mínimo deverá subir para R$ 1.741 em 2027
Economia Gasolina com mais etanol chega aos postos e acende debate sobre carros e preços
Economia Dólar sobe e Bolsa cai nesta sexta com dados dos EUA e tensão no cenário doméstico
Redução Preço da gasolina reduz em 11,3% na Bahia; entenda
Redução Senado aprova projeto que reduz tributos sobre combustíveis 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 17° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 31°
Tempo nublado


