O vice-prefeito e secretário de Educação de Feira de Santana, Pablo Roberto, esteve em São Paulo nesta quarta-feira (19) para uma agenda na Fundação Bracell. Durante a visita, ele conheceu o projeto “Caminhos da Pré-escola”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL) e o Itaú Social.
No encontro, foi discutida a possibilidade de implementação do projeto em Feira de Santana. A proposta busca identificar programas promissores para a educação infantil, avaliar sua eficácia e apoiar a expansão daqueles que realmente contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.
“O acesso à educação infantil já é uma realidade para a maioria das crianças em nosso país, mas ainda precisamos avançar muito na qualidade do ensino oferecido. Conhecer iniciativas como essa nos ajuda a identificar estratégias eficazes e a trazer soluções concretas para nossa cidade”, destacou Pablo Roberto.
O Brasil já registra uma alta taxa de matrícula de crianças de 4 a 5 anos na pré-escola — 91,5% em 2022. No entanto, ainda há desafios significativos relacionados à qualidade do ensino oferecido. Diante desse cenário, o J-PAL LAC e a Fundação Bracell têm trabalhado em conjunto para fortalecer a educação infantil, reunindo pesquisadores, governos e organizações interessadas em desenvolver políticas educacionais baseadas em evidências científicas.
O J-PAL é um centro de pesquisa global que atua para reduzir a pobreza e melhorar políticas públicas por meio de estudos rigorosos. A instituição tem entre seus fundadores os economistas Abhijit Banerjee e Esther Duflo, vencedores do Prêmio Nobel de Economia em 2019. Já a Fundação Bracell foca na transformação social por meio da educação e do desenvolvimento infantil.
“A educação de Feira de Santana é uma prioridade e queremos transformá-la com iniciativas inovadoras e baseadas em evidências. Nossa missão é garantir que nossas crianças tenham um ensino de qualidade desde os primeiros anos, pois isso reflete diretamente no futuro delas e no desenvolvimento do município”, ressaltou o secretário.
A visita do secretário de Educação à Fundação Bracell representa um passo importante para fortalecer a educação infantil em Feira de Santana. Com a experiência adquirida no encontro, o município pode avançar na implementação de soluções inovadoras para a melhoria do ensino na cidade.
Educação Cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas do Enem 2025
Antecipação Estado antecipa pagamento do 13º e da folha de novembro para servidores da Educação
Educação Estudantes da Rede Municipal são premiados pelo projeto MPT na Escola 2025
Decisão STF define que recreio pode contar como jornada de trabalho de professores
Enem 2025 Gabarito oficial do 1º domingo de Enem será divulgado nesta quinta
Educação Enem 2025: primeiro dia de prova tem abstenção de 27% 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas



