A cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, completa nesta quinta-feira, 13, 188 anos de história. Para celebrar a data, as escolas municipais prepararam uma programação especial, destacando episódios que marcaram a luta pela liberdade e a resistência das ancestralidades.
As atividades impulsionaram o reconhecimento histórico da cidade, que recebeu os títulos de Cidade Heroica e Monumento Nacional da Humanidade, devido à sua importância na construção da identidade brasileira.
"A educação precisa valorizar essa riqueza cultural que nós temos. Nos últimos anos, o turismo cultural de Cachoeira vem ganhando uma visibilidade impressionante, porque valorizamos a nossa história e fazemos questão de projetá-la por meio de práticas e ações, mostrando ao mundo quem somos. Mas esse conhecimento tem que ser expandido, principalmente entre cada um de nós. Somos a representatividade de um povo heroico e valente. Assim, seguimos avançando no nosso propósito de manter viva a nossa história por muitas gerações", afirmou a prefeita da cidade, Eliana Gonzaga (PT).
A programação contou com atividades lúdicas, visitas a museus, contação de histórias, oficinas culturais, exibição de documentários, jogos e brincadeiras educativas.
A vice-diretora da Escola Otávio Pereira, Cristina Conceição dos Santos, destacou a importância da experiência para os alunos.
"Foi uma experiência importantíssima, principalmente para nossos alunos que vieram de uma escola quilombola na zona rural. Eles puderam conhecer um pouco da nossa história, visitar a Casa de Samba de Dona Dalva, assistir a um filme no cinema sobre a cidade e explorar pontos históricos. Foi uma experiência inesquecível para todos nós", disse.
Fundada no início do século XVI, Cachoeira teve sua origem a partir da expedição do fidalgo português Paulo Dias Adorno, que encontrou às margens do Rio Paraguaçu um local estratégico para a navegação. As terras férteis transformaram a cidade em um importante centro econômico, impulsionado pela produção de açúcar e fumo. Além disso, a cidade foi pioneira nas lutas pela independência do Brasil, consolidando-se como um polo de turismo cultural e eventos festivos, que encantam turistas e pesquisadores de todo o mundo.
Nascimento Bahia registra menor número de nascimentos em 50 anos, aponta IBGE
Petróleo e Gás Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana
Via Bahia Investigação aponta irregularidades no fim da concessão da ViaBahia e manutenção de rodovias na Bahia
Baixa temperatura Cidade da Bahia registra menor temperatura do Nordeste, aponta Inmet
Fotógrafa baiana Fotógrafa baiana vence concurso internacional em Portugal 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo



