O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (20) a suspensão de qualquer indicação ou nomeação para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A decisão liminar, de caráter provisório, foi tomada no âmbito de uma ação direta de inconstitucionalidade por omissão e será submetida ao Plenário da Corte em sessão virtual agendada para ocorrer entre 7 e 14 de março.
Em abril de 2021, o Supremo decidiu que os auditores jurídicos e de controle externo do TCE da Bahia não podem exercer funções típicas do cargo de auditor previsto na Constituição Federal. Entre as funções vedadas, estão a substituição eventual dos conselheiros do TCE e o julgamento de contas. Na ocasião, o STF fixou prazo de 12 meses para a efetivação do novo cargo.
Em manifestação ao Supremo, a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) alegou omissão do Estado da Bahia pelo fato de não ter criado o cargo de auditor para atuar na corte estadual de contas como conselheiro substituto. Segundo a Audicon, o prazo fixado pelo STF para implementar a carreira e fazer concurso público para o posto foi extrapolado.
Em sua decisão, Toffoli justificou a necessidade da liminar a partir dos fatos narrados pela Audicon. A entidade afirmou ao Supremo que há uma “pressão política exercida pelo governador” sobre o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que, também por meio liminar, impediu a indicação e a nomeação de novos conselheiros para o TCE.
A associação destacou ainda a iminência da abertura de uma nova vaga no TCE, no rastro da morte do conselheiro Pedro Lino em setembro do ano passado. Lino ocupava a cadeira destinada à categoria de auditor do tribunal. Como o cargo ainda não foi criado, a Audicon receava que a vaga fosse ocupada por indicados políticos, em vez de um técnico de carreira na Corte
Na ação ajuizada junto ao STF, a associação alegou omissão inconstitucional da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) por não ter aprovado dois projetos de lei que tratam da criação do novo cargo para o TCE. As informações são da assessoria de imprensa do Supremo.
Nascimento Bahia registra menor número de nascimentos em 50 anos, aponta IBGE
Petróleo e Gás Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana
Via Bahia Investigação aponta irregularidades no fim da concessão da ViaBahia e manutenção de rodovias na Bahia
Baixa temperatura Cidade da Bahia registra menor temperatura do Nordeste, aponta Inmet
Fotógrafa baiana Fotógrafa baiana vence concurso internacional em Portugal 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo



