Dentro da programação da Jornada Pedagógica 2025 da rede estadual, que segue até sexta-feira (7), há um espaço dedicado ao debate sobre as diferentes modalidades de ensino ofertadas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), garantindo um olhar atento para a inclusão, equidade e inovação no ensino e, assim, garantir que nenhum estudante baiano fique desassistido. Entre os destaques estão a Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo o público em privação de liberdade; Educação Especial e Inclusiva; Educação para Povos e Comunidades Tradicionais; Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) e Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Na manhã desta quarta-feira (5), no terceiro dia da jornada, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, acompanhou a programação no Colégio Estadual de Tempo Integral José Dias de Sales, no bairro de Pau da Lima, onde recebeu as boas-vindas dos estudantes Pedro Bahia, Carla Gabriela Santos e Kethlen Borges Conceição, aprovados pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) nos cursos de Comunicação, Desenho e Plásticas e Química, respectivamente. Na oportunidade, a secretária ressaltou a importância dessas atividades para o planejamento da rede. “É o momento de planejar, olhar para as escolas e o que trabalhamos, em 2024, analisar todos os resultados, os dados e como podemos avançar em 2025. Estou sendo recebida pelos alunos aprovados no SISU (Sistema de Seleção Unificada) da UFBA. É o que dá orgulho para a gente. Nossa missão é ensinar e compartilhar conhecimento”.
A Jornada Pedagógica 2025 reafirma o compromisso da rede estadual com uma educação acessível, inovadora e alinhada às necessidades da comunidade escolar. Ao reservar espaço na programação para discutir as diferentes modalidades de ensino, os organizadores do evento buscam fortalecer a construção de estratégias para aprimorar a aprendizagem e garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma formação de qualidade. Idalina Silva Santos, servidora que atua no atendimento educacional especializado, enfatizou a relevância da jornada para a qualificação do trabalho pedagógico. “Cada dia é um aprendizado, uma inovação. Estamos nos preparando para oferecer aos nossos alunos um ensino mais inclusivo e transformador”, ressaltou.
Transformação social
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) em privação de liberdade conta com um espaço importante na programação, com a realização da Conferência de Educação de Jovens e Adultos em Prisões. O evento aconteceu no primeiro dia da jornada, no Colégio Estadual George Fragoso Modesto, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, e foi transmitido para escolas da Bahia e de outros estados que atuam nessa modalidade. A conferência contou com a participação da professora Elenice Onofre, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e de Mariângela Graciano, do Ministério da Educação (MEC), ambas referências nacionais na discussão sobre o tema. O debate reforçou o papel da educação como ferramenta de transformação social para os internos do sistema prisional.
Oferta ampliada
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é um dos pontos altos do ano letivo de 2025, com a ampliação da oferta de cursos técnicos para todos os 417 municípios baianos. A partir de fevereiro, serão 574 unidades escolares da rede estadual abrindo cerca de 200 mil vagas presenciais, articuladas à Educação Integral e ao Ensino Médio de Tempo Parcial. Essa expansão fortalece a conexão entre a escola e o mundo do trabalho, garantindo mais oportunidades para os estudantes. Já a Educação para Povos e Comunidades Tradicionais e o Emitec reforçam o compromisso da rede estadual com a oferta de ensino adequado às especificidades das comunidades indígenas, quilombolas e populações rurais em todos os cantos da Bahia, seja de forma presencial ou à distância.
Educação Cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas do Enem 2025
Antecipação Estado antecipa pagamento do 13º e da folha de novembro para servidores da Educação
Educação Estudantes da Rede Municipal são premiados pelo projeto MPT na Escola 2025
Decisão STF define que recreio pode contar como jornada de trabalho de professores
Enem 2025 Gabarito oficial do 1º domingo de Enem será divulgado nesta quinta
Educação Enem 2025: primeiro dia de prova tem abstenção de 27% 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 41°
Chuvas esparsas



