A celebração do Natal é uma das tradições mais populares e queridas no Brasil. É um momento de reunir a família, trocar presentes e celebrar a data do nascimento do nosso Irmão Maior Jesus Cristo, com alegria e amor.
No Brasil as tradições natalinas têm origens que remontam às práticas trazidas pelos colonizadores europeus, principalmente portugueses e holandeses. Ao longo do tempo, essas tradições se mesclaram com elementos das culturas indígenas e africanas, resultando em uma celebração única e diversificada.
Os preparativos para o Natal são sempre uma grande agitação nas casas brasileiras. A família se reúne para montar a árvore de Natal, pendurar as luzes pisca-pisca pela casa e decorar a mesa da ceia. As ruas e lojas também ficam repletas de enfeites natalinos como guirlandas, bolas coloridas e Papais Noéis.
No Natal brasileiro a comida ocupa um lugar central nas celebrações. Pratos como o peru, chester, pernil, bacalhau, arroz com uvas passas, farofa, salpicão, saladas, frutas da época e rabanadas são presença garantida na mesa. Outra tradição é o panetone, que chegou ao Brasil por influência dos imigrantes italianos e hoje é muito popular durante as festividades. Também é comum encontrar doces como nozes, castanhas, amêndoas e frutas cristalizadas.
A troca de presentes é uma tradição muito querida, onde as famílias se reúnem para se presentear e demonstrar carinho. Além disso, cada presente tem sua simbologia. É a oportunidade perfeita para expressar amor e gratidão aos entes queridos e celebrar a união e a generosidade. Para as crianças existe a presença do Papai Noel trazendo presentes para “todos”. O presépio, ao longo do tempo está sendo esquecido.
As músicas natalinas são uma parte fundamental das festividades no Brasil com canções tradicionais como 'Noite Feliz' e 'Então é Natal' sendo tocadas em todos os lugares. Corais e concertos especiais são realizados em igrejas e praças durante todo o mês de dezembro. O Natal no Brasil é uma verdadeira explosão de alegria e música para toda a família.
O Natal é uma data marcada por fortes celebrações religiosas, principalmente pela maioria católica do país. Muitas famílias participam da Missa do Galo, que ocorre na noite de 24 de dezembro, para celebrar o nascimento de Jesus. As igrejas se enchem de fiéis para participar de novenas, corais e outros eventos religiosos, criando um ambiente de comunhão e fé. A espiritualidade é um pilar importante no Natal, conectando as famílias em torno do significado mais profundo da data.
Ao refletir sobre o Natal e a família brasileira percebemos a importância dessa data como um momento de união e celebração. Infelizmente Jesus Cristo, o dono da festa, é o último a ser lembrado, quando é lembrado
Por Alberto Peixoto
Santa Bárbara Caruru de Santa Bárbara retorna ao Mercado Municipal de Santo Estevão Velho com tradição, fé e identidade cultural
Orquestra da Uefs Orquestra da Uefs se apresenta no Teatro do Sesc, nesta sexta
Festival de Violeiro Uefs promove 47° Festival de Violeiros de Feira de Santana no dia 05 de dezembro
Cultura Filarmônica União Sanfelixta realiza IX Encontro de Filarmônicas em São Félix neste fim de semana
Crônica da semana A deusa Atena e o sexo na Grécia antiga
Cultura Poeta cachoeirano Guiba Melo lança videoclipe gravado em Paris e apresenta o samba “O brasiliano e o desacordo linguístico” 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas



