Com o objetivo de capacitar e garantir a permanência dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Feira de Santana, em parceria com o SENAC, promoveu uma série de cursos profissionalizantes ao longo do ano letivo. Nesta quarta-feira (4), mais de 500 estudantes receberam seus certificados em uma cerimônia realizada no Centro de Formação de Professores Geraldo Leite.
O programa de qualificação profissional beneficiou 30 turmas de 19 escolas da rede municipal, com cursos voltados para áreas como gastronomia, gestão com foco em empreendedorismo, comércio e beleza, incluindo automaquiagem.
A estudante, Romilda Conceição, foi uma das participantes do curso no segmento de gastronomia e conta que vai aproveitar os ensinos para ganhar uma renda extra. “Eu tenho que praticar e começar a fazer. Vou fazer primeiro para as pessoas da casa e depois pra vender”, explicou.
Para a gestora do SENAC, Angélica Dias, o projeto foi uma verdadeira troca de experiências, tendo em vista que muitos participantes são idosos ou possuem experiência no setor de vendas.
“Finalizamos o ciclo um e dois com algumas palestras de empreendedorismo, como se apresentar ao mercado de trabalho e como participar de uma entrevista de emprego. Nós levamos para esse público a possibilidade de se inserir no mercado de trabalho de forma mais qualificada”, enfatizou.
De acordo com a secretária de Educação, Anaci Paim, os cursos foram realizados dentro do ambiente escolar, e a principal exigência para participação era a frequência regular nas aulas.
“Essa é uma oportunidade para os alunos da EJA complementarem sua formação no horário regular. Os conteúdos foram ajustados às escolhas de cada participante. Além disso, ao concluírem os cursos, eles passam a integrar um banco de oportunidades, facilitando o recrutamento pela comunidade”, explicou Anaci.
Educação Estudantes do Colégio Estadual do Campo de Antônio Cardoso vivem dia de vibração na Arena Fonte Nova
Paralisação Assembleia da Rede Municipal de Feira de Santana define paralisação e reforça mobilização da categoria
Educação Governador abre ano letivo de 2026 da rede estadual durante inauguração de colégio requalificado em Salvador
Educação Acesso à internet avança e alcança 70% das escolas públicas
Educação Jornada Pedagógica 2026 é aberta em Santo Amaro com foco na alfabetização e inclusão
Educação Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28% 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas



