Um estudo realizado pela Inside Audio 2024, feito pela Kantar IBOPE Media mostrou que ouvir rádio ainda faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira. O mesmo estudo diz também que 91% dos brasileiros consomem algum conteúdo de áudio diariamente. Isso quer dizer que nove em cada 10 brasileiros têm contato diário com algum tipo de conteúdo em áudio, seja por meio do rádio, de podcasts ou das plataformas de streaming. O levantamento reforça ainda a relevância do rádio e das plataformas digitais na rotina dos brasileiros.
A pesquisa revela ainda que o consumo desse formato de mídia ocorre em casa, em deslocamentos ou até na realização de atividade física e que 69% dos ouvintes gostam do rádio pelo fato de o meio trazer informações locais, da cidade em que vivem. Eles acreditam que essa informação é levada de maneira confiável, sendo que 50% dos consumidores destacam que a credibilidade do meio é reforçada a partir da percepção de que as informações veiculadas são confiáveis.
Ainda conforme a empresa que realizou o estudo, os dados demonstram que o rádio se consolida como o principal meio de áudio no Brasil, pelo expressivo alcance da população.
A pesquisa diz ainda que os brasileiros dedicam, em média, 3 horas e 55 minutos por dia à escuta do rádio e que a mídia demonstra forte apelo local, com 69% dos ouvintes buscando ouvir informações sobre suas cidades. 77% reconhecem também a agilidade da mídia, como fonte rápida de informação e 58% confiam no rádio para se manterem informados.
Já no que diz respeito à escolha de consumir podcasts, foi observada uma ascensão. Isso porque 43% dos ouvintes de rádio afirmam que escutaram podcasts nos últimos três meses, sendo que 48% assinalou consumo de conteúdos semanalmente. Os temas mais populares, tanto em podcasts quanto no rádio, incluem comédia (31%), música (31%), esportes (24%), educação (22%) e notícias (22%).
Entre os ouvintes de rádio, 78% sintonizam conteúdo das emissoras nas estações AM e FM. 28% fazem isso através do YouTube (seja em formato apenas de áudio ou transmissão ao vivo com imagem) e 12% dos ouvintes declaram acompanhar por meio de serviços de streaming de áudio.
Praças regionais
São ao todo 13 praças que fazem parte da pesquisa pelo país. De todas, a que dedica mais tempo à mídia é a Grande Rio de Janeiro, com 4h22 em média. A região metropolitana de Vitória ficou em segundo lugar, com 3h57min54 em média. Recife ficou em terceiro lugar, com 3h57min43.
Confira o ranking nacional por tempo médio de consumo (sendo 13 praças):
Com informações do site Brasil 61
Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 38°
Tempo nublado