A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, na tarde desta quinta-feira (17), um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Parque de Exposições de Salvador. O evento, que fez parte do Festival Bolsa Presença + Pé-de-Meia, contou com a participação de mais de dez mil estudantes da rede estadual de ensino. A maratona de revisões e orientações sobre o exame foi precedida pela cerimônia de anúncio, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jerônimo Rodrigues, da expansão do Programa Pé-de-Meia, uma iniciativa voltada para a educação financeira dos estudantes.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou a relevância do evento para a preparação dos alunos: “o aulão é uma ação estratégica, que reforça o compromisso do Governo da Bahia com a educação pública de qualidade. Estamos oferecendo aos nossos estudantes uma oportunidade única de revisarem conteúdos, fortalecerem o conhecimento e, principalmente, se sentirem mais confiantes para as provas do Enem. Queremos garantir que cada jovem tenha as melhores condições para alcançar seus sonhos”.
O aulão foi ministrado pelos professores Noslen Borges, de Língua Portuguesa; Vina de Queiroz, mestre em Educação e especialista em Redação; e Danilo Santiago, de Português. Durante as aulas, os docentes destacaram a importância de estratégias como a interpretação interdisciplinar das questões e o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), método utilizado no Enem para avaliar os diferentes níveis de conhecimento dos candidatos. Além disso, os estudantes receberam dicas valiosas para melhorar a administração do tempo e a organização durante a prova.
Micaela Gonçalves dos Santos, 17 anos, aluna do 2º ano do Colégio Estadual Noemia Rego, localizado no bairro da Valéria, comentou sobre a importância de eventos como este para o alunado: “é muito necessário estarmos aqui, hoje, para acompanhar esta agenda com o presidente Lula, além de participar do aulão, que é algo que vai somar bastante para os estudantes que vão fazer a prova do Enem esse ano. Os estudantes precisam acompanhar de perto as propostas que o Governo do Estado tem para a educação, não só pela internet, mas pessoalmente também. Eu recebo o Pé-de-Meia e ele me ajudou em muita coisa, principalmente em relação à escola”.
Suiane Ferraria Santos de Jesus, 18 anos, aluna do 3º ano do Colégio Estadual Vera Lux, no bairro de Nova Brasília, também destacou como o aulão será importante para alcançar seu sonho de entrar na universidade: “é maravilhoso ver o governo fazendo um evento assim, que incentiva e ajuda os estudantes a se prepararem para uma prova que vai ajudar a definir o nosso futuro acadêmico. Pretendo fazer o Enem para cursar Farmácia e tenho certeza que este aulão foi muito útil para somar nos meus estudos”.
Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 34°
Chuvas esparsas