A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, na tarde desta quinta-feira (17), um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Parque de Exposições de Salvador. O evento, que fez parte do Festival Bolsa Presença + Pé-de-Meia, contou com a participação de mais de dez mil estudantes da rede estadual de ensino. A maratona de revisões e orientações sobre o exame foi precedida pela cerimônia de anúncio, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jerônimo Rodrigues, da expansão do Programa Pé-de-Meia, uma iniciativa voltada para a educação financeira dos estudantes.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou a relevância do evento para a preparação dos alunos: “o aulão é uma ação estratégica, que reforça o compromisso do Governo da Bahia com a educação pública de qualidade. Estamos oferecendo aos nossos estudantes uma oportunidade única de revisarem conteúdos, fortalecerem o conhecimento e, principalmente, se sentirem mais confiantes para as provas do Enem. Queremos garantir que cada jovem tenha as melhores condições para alcançar seus sonhos”.
O aulão foi ministrado pelos professores Noslen Borges, de Língua Portuguesa; Vina de Queiroz, mestre em Educação e especialista em Redação; e Danilo Santiago, de Português. Durante as aulas, os docentes destacaram a importância de estratégias como a interpretação interdisciplinar das questões e o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), método utilizado no Enem para avaliar os diferentes níveis de conhecimento dos candidatos. Além disso, os estudantes receberam dicas valiosas para melhorar a administração do tempo e a organização durante a prova.
Micaela Gonçalves dos Santos, 17 anos, aluna do 2º ano do Colégio Estadual Noemia Rego, localizado no bairro da Valéria, comentou sobre a importância de eventos como este para o alunado: “é muito necessário estarmos aqui, hoje, para acompanhar esta agenda com o presidente Lula, além de participar do aulão, que é algo que vai somar bastante para os estudantes que vão fazer a prova do Enem esse ano. Os estudantes precisam acompanhar de perto as propostas que o Governo do Estado tem para a educação, não só pela internet, mas pessoalmente também. Eu recebo o Pé-de-Meia e ele me ajudou em muita coisa, principalmente em relação à escola”.
Suiane Ferraria Santos de Jesus, 18 anos, aluna do 3º ano do Colégio Estadual Vera Lux, no bairro de Nova Brasília, também destacou como o aulão será importante para alcançar seu sonho de entrar na universidade: “é maravilhoso ver o governo fazendo um evento assim, que incentiva e ajuda os estudantes a se prepararem para uma prova que vai ajudar a definir o nosso futuro acadêmico. Pretendo fazer o Enem para cursar Farmácia e tenho certeza que este aulão foi muito útil para somar nos meus estudos”.
Educação Estudantes do Colégio Estadual do Campo de Antônio Cardoso vivem dia de vibração na Arena Fonte Nova
Paralisação Assembleia da Rede Municipal de Feira de Santana define paralisação e reforça mobilização da categoria
Educação Governador abre ano letivo de 2026 da rede estadual durante inauguração de colégio requalificado em Salvador
Educação Acesso à internet avança e alcança 70% das escolas públicas
Educação Jornada Pedagógica 2026 é aberta em Santo Amaro com foco na alfabetização e inclusão
Educação Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28% 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas



