Ailton Portela, tenete da Polícia Militar e comandante da Guarda Mirim de Santo Amaro da Purificação, falou sobre a 1ª Formatura de Oficiais, que aconteceu no último dia 22 de setembro (domingo), no distrito de Oliveira dos Campinhos. Segundo ele, foram um ano de quatro meses que 60 meninos levaram para conseguir esse êxito. “Nós temos 80 meninos e em atividade são 60, que são os formandos a oficial. Foi muito treinamento, sala de aula, avaliações e graças a Deus eles conseguiram esse êxito”.
O treinador deles é o Comandante Cerqueira. A formatura contou com a presença dos pais, familiares. “Me surpreendeu a quantidade de pessoas. Nunca vi aquela comunidade como eu vi no dia da formatura. As pessoas estavam felizes e emocionadas, tanto as crianças como as mães. É algo que eles nunca viram. Foi gratificante”.
Além dos familiares, representantes da igreja, autoridades representantes do distrito, do agrupamento de Santo Amaro com as bandeiras, o que deixou as crianças felizes e alegres, ressalta Ailton. “Foi uma formatura padrão. Mandei as fotos para o pessoal do Exército, para o Comando da Marinha e eles me disseram que foi tudo perfeito e padrão. Pediram que elogiassem todos aqui. Parabenizo a todos que se fizeram presentes e participaram desse trabalho”.
Quem participa da Guarda Mirim aprendem a fazer redação, aula de civismo, hierarquia e disciplina, respeito a família, como se referir as pessoas com mais idade, participam de palestras e áreas religiosas, não importando a igreja, pregamos que o Deus é um só. Ensinamos a sempre tratar as pessoas com afeição e humanidade, tratar os seus subalternos, os que estão chegando agora, como foram tratados, treinamento de campo. Todo esse alinhamento é o treinamento deles. Nós não temos essa grade curricular para não bater com o com o colégio, mas eles têm que fazer 60 pontos em todos esses quesitos para conseguir chegar ao alvo”.
Existe a medalha de primeiro, segundo e terceiro lugar, a medalha de bons serviços prestados a Guarda Mirim, de destaque. “Tudo isso eles correm atrás”. A Guarda Mirim de Oliveira dos Campinhos tem um ano e seis meses de formada. A Guarda Mirim de Santo Amaro tem 35 anos. “Vi nos olhos dos meninos de Oliveira a vontade. As crianças ficaram a formatura, que é militar, toda em pé cumprindo com todos os padrões passados para eles dentro do treinamento”.
Ailton ressalta que a Guarda Mirim precisa do apoio da sociedade, dos políticos porque é gratificante ver as crianças seguindo pelo caminho do bem. “O que falta é uma união para evitar que nossas crianças sigam os caminhos errados”.
Mín. 19° Máx. 33°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 39°
Tempo limpo